origem

segunda-feira, maio 24, 2021

Corolário

Fomos derrotados pelo Braga na final da Taça de Portugal (0-2) e, no ano de maior investimento de sempre na equipa, acabamos a temporada com zero títulos. Era difícil antever pior, mas no fundo o resultado de ontem é de uma maneira distorcida a cereja no topo do bolo, que estava estragado quase desde o início.
 
Com a lesão do Lucas Veríssimo, o Jesus continuou a aposta no Morato para manter os três centrais, mas não foi por aí que a corda partiu. Desde o início do jogo que o Braga foi sempre muito mais agressivo do que nós nas disputas de bola e terminou a partida com bem mais do dobro das nossas faltas (24 vs. 9), o que diz tudo acerca da nossa falta de comprometimento. É que para se jogar é preciso ter a bola e se não há ninguém que corra atrás dela e que faça pressão para a recuperar... Mesmo tendo entrado melhor do que nós, é impossível dissociar esta vitória do Braga da decisão inacreditável do Sr. Nuno Almeida aos 17’, que o Sr. João Pinheiro no VAR não reverteu: numa bola lançada nas costas da nossa defesa, o Abel Ruiz passou pelo Helton Leite e caiu, e o árbitro considerou falta e expulsou o nosso guarda-redes! É que não só o nosso guarda-redes nem toca no adversário, como este faz a finta para o lado e não na direcção da baliza. Mesmo que se considerasse falta, jamais seria para cartão vermelho! A nossa temporada foi uma vergonha, é um facto, mas lances destes e dois(!) penalties em 34 jornadas também a ajudam a explicar. O jogo ficou logo estragado nesta altura e a nossa vida muito complicada. O Jesus sacrificou o Pizzi para entrar o Vlachodimos, mas até acabámos por defender melhor no resto da 1ª parte só com dez do que o que tínhamos feito com a equipa completa. O Braga só teve uma clara oportunidade, já perto do intervalo, com um corte fabuloso do Otamendi que literalmente salvou um golo, impedindo que a bola chegasse ao Ricardo Horta, que só teria de encostar. No entanto, o nosso ataque era quase inofensivo, porque só o Taarabt levava a bola para a frente e o Seferovic e Everton não são jogadores explosivos, que possam ganhar aos adversários em velocidade. Mesmo assim, tivemos uma óptima oportunidade, na sequência de um ressalto num canto, em que a bola sobrou para o Weigl, que rematou para defesa do Matheus. Quando toda a gente já esperava o intervalo, sofremos o primeiro golo já no final da compensação: saída escusada e disparatada do Vlachodimos, o Vertonghen não cortou bem a bola, que ficou à mercê do Piazon, que fez um chapéu ao nosso guarda-redes. É a segunda final da Taça consecutiva em que o Vlachodimos é muito culpado no primeiro golo.
 
Na 2ª parte, esperava que o Jesus colocasse o Darwin logo no reinício, porque o Seferovic era claramente um peixe fora de água (nem fechava bem à direita, nem estava na frente), mas não houve substituições. Os minutos iniciais foram claramente do Braga, que só não aumentou a vantagem graças ao Vlachodimos e também por alguma aselhice na hora do remate. Teve no mínimo umas quatro oportunidades para decidir logo ali a partida. Quanto a nós, só aos 55’ resolvemos mexer, com as entradas do Darwin, Rafa e Nuno Tavares para os lugares do Seferovic, Everton e Diogo Gonçalves. Continuo sem perceber o porquê de colocar um esquerdino a defesa-direito, mas o Jesus lá terá as suas razões... Reagimos a partir de meio da 2ª parte, com o Darwin a falhar um desvio na área, depois de um livre bem marcado pelo Taarabt, e o Rafa a não conseguir rematar com êxito em excelente posição, num lance em que houve uma série de ressaltos. Foram as duas únicas jogadas em que estivemos relativamente perto da igualdade, enquanto do outro lado o Vlachodimos ainda defendeu um remate do Abel Ruiz, mas já não conseguiu fazer nada aos 85’ perante o Ricardo Horta, que apareceu isolado à sua frente depois de uma perda de bola do Rafa perto da lateral no nosso meio-campo. A equipa estava descompensada e o contra-ataque foi venenoso. É incompreensível como é que o Rafa tenta sair a jogar daquela maneira! Até final, ainda deu para o entretanto entrado Chiquinho falhar o nosso golo de honra e para o animal do Eduardo, ex-guarda-redes e treinador dos do Braga, agredir com uma peitada o Taarabt, que lhe respondeu, tendo ido os dois para a rua.
 
Em termos individuais, destaco o Otamendi e Weigl, porque foram os únicos que demonstraram algumas ganas em campo. E que falta nos faz que todos sejam assim...! O Taarabt até estava a fazer um jogo bem mais razoável do que lhe é habitual, mas perdeu a cabeça no final e deitou tudo a perder. O Vlachodimos fez uma série de defesas na 2ª parte, mas fica indelevelmente ligado ao primeiro golo e, portanto, é um dos rostos da derrota. A única boa notícia desta partida é que o Morato não destoou dos outros centrais e pode ser que tenhamos ali uma opção válida para o futuro.
 
O balanço da época ficará para um post futuro, mas não é difícil de adivinhar qual é. Correu mesmo tudo mal, o que, dadas as opções bastante discutíveis que foram tomadas, não se pode constituir propriamente como uma surpresa. Até digo mais: se acontecesse a outro clube que não o nosso, até consideraríamos que era bem feito e que os astros se teriam alinhado para punir quem merecia ser punido. O problema é que é do Benfica que estamos a falar e, mesmo que seja impossível ter um distanciamento deste género, se conseguirmos fazer esse exercício em teoria, estaremos mais perto de corrigir a situação. Situação, essa, que eu continuo à espera que me expliquem qual foi e que levou à inacreditável implosão da 2ª volta da época passada, tendo aparentemente continuado por esta época toda.

10 comentários:

Anónimo disse...

Sou Benfiquista. Não alinho na conversa dos jornais e televisões e de comentadores das cmtv's deste país.
O Benfica foi ROUBADO e não entro nessa de dar os parabéns (o quê?!?) a quem lucrou com o ROUBO de que fomos/temos sido vítimas (scp e sporting Braga).
Não alinho na culpabilização do Vieira, do Jorge Jesus, do Rui Costa, dos jogadores, pela época miserável que fizemos, como se eles tivessem a culpa de sermos cidadãos de um país corrupto. Um país (como diria Pimenta Machado) que, desportivamente falando, veste fraque com cuecas sujas por baixo.
Sou Benfiquista, porra!

Bernardo Salvador

Anónimo disse...

A vinda e entrada na equipa de Weigl.

Anónimo disse...

Um meio campo com o Weigl e o Taraabt é meio caminho para o desastre. Mesmo com 3 centrais nas costas.
O jogo de ontem era para homens, não para andorinhas como o Weigl e o espanhol que por lá anda a fingir que defende.
Sem meio campo não há equipa que resista.

Está na hora do bigodes ir à vida. Está totalmente condicionado pelos corruptos de contumil e do lumiar. Devem ter provas que o incriminam em negócios que lesam o Benfica.

Acordai!!! Acordemos!!!

Kal EL disse...

e por gajoscomo tu que o Benfica está na merda!! Anonimo .. quando abrires os olhos ja vai ser tarde

Anónimo disse...

Deixem-se disso. Está claro que o JJ teve de vir para o Benfica para dar o campeonato ao SCP( o seu clube do coração). Na final da Taça nada de novo, perdemos. A jogar assim nem com um bom árbitro ...

Nau disse...


Se tivessem um pingo de vergonha na cara, alguma consciência, respeito pelos benfiquistas, e pusessem os altos interesses do Sport Lisboa e Benfica à frente dos seus próprios interesses e das suas vaidades e cumplicidades, os órgãos sociais já se tinham demitido. Mas nem um, até agora, para a amostra. E Rui Costa, Deus meu?
O «luzinhas» não se demitirá. É demasiado casmurro e precisa deveras do Benfica como escudo protetor das patifarias financeiras de que é autor e para resolver os problemas das suas empresas - serve-se despudoradamente do nosso clube há quase 20 anos, para resolver a vidinha dele e da família, e faz-nos pagar a todos pelos seus calotes astronómicos, com o beneplácito e o aplauso dos 62% que lhe deram mais um mandato.
O treinador é outro que nunca se demitirá. Porque é um labrego convencido que não enxerga os seus limites, incompetências e erros, tal como o presidente não ama nem sente o clube (disse dele cobras e lagartos quando saiu) nem respeita os seus adeptos, é lagarto, o dinheiro escorre-lhe para os bolsos aos milhões... A equipa não joga nada com 11 e não sabe jogar com 10, não se viu nos primeiros 17 minutos do jogo contra o Braga, e o maduro tem sempre desculpa pra tudo. É um treinador gasto, completamente ultrapassado, embirra com jogadores da formação e queima outros sem olhar aos prejuízos que provoca à equipa e ao clube; se continuar, teremos mais desgostos na próxima época.
O nosso SLB está numa encruzilhada muito difícil. E só vejo uma maneira de sairmos disto: corrermos com a seita que se assenhoreou do clube e desbarata a sua grandeza, a sua gloriosa história, o seu prestígio, o seu bom nome, a sua mística, o seu desígnio de vencer, lançando os adeptos e os sócios numa grande desilusão e provocando-lhes sofrimento e uma tremenda revolta. É a hora de aparecerem os benfiquistas destacados pela estima que lhes temos, pelo que conhecem do clube e pela capacidade que têm para levá-lo ao caminho das vitórias, dos títulos e da honra

joão carlos disse...

O que nasce torto tarde, ou nunca, se endireita portanto isto era mais do que espectável e era o mais provável o pior disto tudo é que para o ano vamos repetir os mesmos personagens, dirigentes, treinador, que vão continuar a fazer as mesmas coisas esperando milagrosamente resultados diferentes porque quer uns quer outros andam a repetir os mesmo erros épocas atras de épocas.
O nosso guarda redes não falhou só nas finais da taça também tem responsabilidades na supertaça e sobretudo no derbi, falha sempre nos momentos decisivos, e não tem condições para ser titular o pior porque aquela saída é disparatada sem sentido e que se colocou a jeito e deu hipóteses de ser expulso, mesmo que exageradamente, deixando a equipa em dificuldades pelos vistos os guarda redes ainda não perceberam que pior que sofrer um golo e ficar com menos um, já agora fazer um passe em vez de ir contra o mundo é coisa que pelos vistos não assiste à maioria dos nossos jogadores.
Só que o tal antigo guarda redes deles também foi nosso guarda redes o que merece uma reflexão, até porque não é o primeiro jogador com estas atitudes, porque é que damos oportunidade a gente que nos odeia assim tanto de terem o privilegio de vestir a nossa camisola, ou o que é que lhes fazemos para depois eles nos odiarem assim é que eu até à dez quinze anos nunca vi nenhum caso assim tínhamos antigos jogadores que até saíram a mal, depois até desportivamente pagávamos por isso que jogavam sempre de raiva, mas nunca nos odiaram nem nunca tiveram atitudes destas e agora os casos são uns atrás doutros.

Anónimo disse...

O MAL È SO UM : RUUAAAAA VIEIRA !

T disse...

RUA VIEIRA

T disse...

farto de um presidente que se serve do clube e não é benfiquista! é um SABOTADOR