origem

terça-feira, novembro 10, 2020

Queda

Perdemos no domingo na Luz frente ao Braga (2-3) e estamos no terceiro jogo consecutivo sem vencer, com duas derrotas seguidas para o campeonato. Com tudo isto, ficámos com quatro pontos de desvantagem para a lagartada no 1º lugar (goleou em Guimarães por 4-0) e apenas dois de vantagem para o CRAC (3-1 ao Portimonense). Ou seja, depois do melhor início de campeonato de há quase 40 anos, com seis vitórias consecutivas, estamos nitidamente a perder gás. Parece a época passada, só que muito mais cedo...
 
O Jorge Jesus surpreendeu ao estrear o Samaris a titular no meio-campo e até nem entrámos mal no jogo. O problema foi que isso só durou 10’ e tivemos apenas uma oportunidade de golo, com um remate acrobático do Vertonghen num canto, mas o guarda-redes Matheus defendeu. O Braga, muito bem comandado pelo Carvalhal, foi muito eficaz a fechar todos os espaços para a baliza e inaugurou o marcador aos 38’, depois de um passe inacreditável do Otamendi, na sequência de um pontapé de baliza, permitir que o Braga recuperasse a bola e o Iuri Medeiros rematasse em arco sem hipóteses para o Vlachodimos.
 
Na 2ª parte, entraram o Seferovic e Gabriel para os lugares do Everton e Samaris, mas o reinício foi desastroso: sofremos o 0-2 aos 50’ pelo Francisco Moura, numa jogada em que a nossa defesa esteve completamente a dormir e permitiu que ele se isolasse, e o 0-3 aos 63’ num erro inacreditável do Vlachodimos, que ficou indeciso entre cabecear e rematar a bola, e acabou por perdê-la para o bis do Francisco Moura. Pouco antes deste golo, foi o Seferovic a cabecear para onde estava virado, quando tinha a baliza completamente à mercê.... Mas foi o suíço a reduzir para 1-3 aos 68’ num bom desvio com o pé direito a um centro do Rafa na direita. Entretanto, o Jesus já tinha feito entrar o Taarabt e Grimaldo para os lugares do Pizzi e Nuno Tavares, e depois à semelhança de 5ª feira substituiu o outro lateral, entrando o Diogo Gonçalves e saindo o Gilberto. Foi o nosso melhor período, com o Seferovic, com uma defesa por instinto do Matheus, e o Waldschmidt, com um falhanço inacreditável na pequena-área, a terem óptimas ocasiões para igualarem o encontro. Do outro lado, o Galeano permitiu um desvio precioso do Vlachodimos e aos 86’ reduzimos mesmo para a diferença mínima, num bis do Seferovic, depois de uma assistência de cabeça do Grimaldo. Fizemos um pressing final e o suíço ainda colocou a bola na baliza nos descontos, mas infelizmente estava em fora-de-jogo.
 
Em termos individuais, o Seferovic, com um bis, tem obviamente destaque e o Rafa terá sido dos mais constantes durante a partida. Tudo o resto esteve muito sofrível, com referência negativa para a defesa com nove golos sofridos em três jogos.
 
De recordar que na temporada passada também fizemos a melhor 1ª volta de sempre e depois o balãoestoirou de uma maneira ensurdecedora. Estes últimos três jogos deixaram-me extremamente preocupado. A equipa demonstra imensas dificuldades em defender e a conseguir dar a volta a resultados negativos. Com o investimento que se fez, é incompreensível que estejamos a assistir a um filme parecido ao do ano passado. Ainda não defrontámos o CRAC e já estamos a quatro pontos de distância da lagartada. Seria bom que os levássemos a sério, porque não só têm um bom treinador como, não estando nas competições europeias, têm muito mais tempo para preparar os jogos caseiros. Corremos o risco de estar a assistir a um Leicester no campeonato português.

1 comentário:

joão carlos disse...

Um defesa central com tanta experiencia, e qualidade que tem, não pode ter tantos erros e tão clamorosos tantas vezes seguidas como os que estão a acontecer não existe numa desculpa para isso e pelos vistos a rabula da braçadeira parece que foi só deitar gasolina numa fogueira que já não tinha começado bem devido ao passado do jogador e á sua infeliz estreia, mas é só mais uma perola da gestão do mestre da bazofia.
Absolutamente inacreditável o mal que esta equipa defende mas depois com laterais tão inacreditavelmente maus que conseguem fazer do cortez e do uribe jogadores de futebol não existe equipa que aguente muito menos aguenta a teimosia do treinador em utilizar sempre pelo menos um jogador no meio do meio campo que não sabe defender é que teimar nas suas ideias só é demonstração de confiança e caráter quando eles resultam quando elas jogo após jogo não funcionam essa teimosia é apenas burrice.
A propaganda, especialidade a que o clube pelos vistos é fantástico fosse tão boa a equipa de futebol como é a propaganda e não estávamos nesta situação, pelos vistos conseguiu fazer passar uma mentira é que o ano passado não fizemos a melhor primeira volta de sempre, ainda por cima com esta mentira estamos a minorar um feito esse sim notável nosso, nem muito menos foram os dezassete, ou mesmo vinte, melhores jogos iniciais esses foram e sempre vão ser da nossa equipa treinada por um enorme treinador, que tinha dois defeitos não era português era garagista e além disso não era mestre de nada muito menos da bazofia.