origem

segunda-feira, março 09, 2020

Angustiante

Empatámos em Setúbal (1-1) no sábado e só não dissemos já adeus ao título, porque o Rio Ave foi empatar (também 1-1) a Mordor duas horas depois. Caso o CRAC tivesse ganho, ficaria três pontos (na prática quatro) à frente e teria o campeonato no bolso. Mesmo assim, pela amostra da nossa lamentável exibição em Setúbal, dificilmente festejaremos em Maio, mas pelo menos a manutenção de um ponto de desvantagem serviu para não estragar completamente o meu aniversário no dia de ontem (cujo dia mais épico foi sem dúvida este!).

O Bruno Lage colocou o Weigl e o Rafa no banco, fazendo avançar o Cervi e Chiquinho, sendo o meio-campo constituído pelo Samaris e Taarabt. No entanto, a nossa 1ª parte foi absolutamente inenarrável! Jogámos a uma só velocidade: parados e paradinhos! É que nem sequer fomos lentos...! Sim, o V. Setúbal fechou-se a sete chaves e só teve uma oportunidade de golo (por acaso até a melhor), mas o Bruno Lage não pode vir dizer que a nossa 1ª parte não foi assim tão má, porque o V. Setúbal quase não passou de meio-campo! Não pode! Fizemos uma 1ª parte hedionda, com uma única verdadeira oportunidade de golo (cabeçada do Samaris num canto). Nunca conseguimos contrariar a defesa do V. Setúbal, que nem sequer fez antijogo. Ou seja, temos de estar mais que preparados para equipas que só defendam. Chegar a Março e criticar o adversário, porque se limita a defender (ainda por cima sem fazer antijogo) não é admissível. Se não conseguimos superar isso, não merecemos ganhar títulos, meu caro Bruno Lage. É tão simples quanto isto.

A 2ª parte não poderia ter começado pior, com o golo do adversário logo no primeiro minuto: nossa equipa amorfa e o Carlinhos a aparecer no meio correspondendo a um passe da direita para desfeitear o Vlachodimos. Pensei “já fomos”, porque da maneira como (não) estávamos a jogar, não estava a ver como iríamos marcar. No entanto, respondemos aos 51’ através de um penalty a castigar cotovelada sobre o Rúben Dias num canto (falta vista pelo VAR e assinalada pelo Sr. João Pinheiro). Depois de ter falhado dois penalties frente ao Moreirense, o Pizzi continuou a marcá-los e atirou para o lado direto da baliza, contrário ao que costuma fazer, tendo batido o Makaridze. Nem estávamos a jogar mal e até marcámos outra vez (só que o Carlos Vinícius estava fora-de-jogo), mas o Bruno Lage achou por bem fazer entrar o Rafa para o lugar do Chiquinho. Não concordei com o timing da substituição e não acho de todo que tenhamos melhorado com ela, porque o Rafa está longe da melhor forma e o último passe continua a não sair. A pouco menos de 20’ do fim, entraram o Weigl e o Dyego Sousa para os lugares do Samaris e Cervi, e foi o avançado a assistir a partir da esquerda o Pizzi para este falhar um golo certo, atirando clamorosamente por cima da baliza quase da marca de penalty. Aos 75’, tivemos a grande hipótese de dar a volta ao jogo: depois de, neste mesmo estádio há uns anos, não ter visto um penalty do tamanho do mundo muito perto do final, o Sr. João Pinheiro viu uma clara mão de um defesa que desviou um remate do Grimaldo. O Pizzi voltou à marca de penalty, mas eu não estava nada confiante. Infelizmente não me enganei e o nº 21 falhou o terceiro penalty em dois jogos consecutivos, atirando ao lado. Aliás, em dois destes três nem acertou na baliza! Até final, ainda tivemos uma óptima oportunidade num remate do Grimaldo que o parvalhão do Makaridze defendeu para canto e uma cabeçada do Dyego Sousa também defendida pelo guarda-redes.

Em termos individuais, não houve ninguém que se tenha destacado positivamente. O Taarabt parece estar a perder o gás, o Samaris começou bem com as suas variações de flanco, mas depois de levar amarelo ficou condicionado até sair pouco depois, e os centrais não tiveram muito trabalho, mas o golo adversário foi na sua zona de acção. Quanto ao Pizzi, deveria mesmo passar algum tempo no banco até para sua própria salvaguarda. Está numa péssima forma, sem confiança nenhuma, não consegue passar por um adversário e, por favor, já chega de ser ele o marcador de penalties! É que, mesmo a jogar pessimamente, caso ele tivesse concretizado os quatro penalties de que dispôs nos últimos dois jogos estaríamos três pontos à frente do CRAC...

O panorama está muito negro para nós. Ou mudamos radicalmente ou isto vai ser um suplício até final. Não nos estou a ver com capacidade para irmos ganhar a Famalicão ou a Vila do Conde, mas como alguém me disse, a jogar desta maneira, nem ao Tondela em casa ganhamos! Uma vitória nos últimos oito jogos é algo que nos deveria envergonhar a todos! O que se passa, Benfica...?!

1 comentário:

fvbd disse...

concordo