origem

segunda-feira, janeiro 27, 2020

Cruzeiro

Vencemos ontem em Paços de Ferreira (2-0) e estamos provisoriamente com dez pontos de vantagem perante o CRAC que, depois de um pleno fantástico na Taça da Liga (quatro finais, quatro derrotas!), só jogará amanhã em Mordor com o Gil Vicente. Depois da importante vitória no WC e do alargamento da diferença para o 2º classificado para sete pontos, eu estava na expectativa de como a equipa reagiria a isso num jogo perante um adversário menos cotado e a resposta foi muito boa.

O Bruno Lage só promoveu uma alteração com a entrada do Rafa para o lugar do Chiquinho. O Paços já não sofria golos há uma série de minutos, mas logo à passagem da dezena de minutos o Grimaldo num livre proporcionou ao Ricardo Ribeiro uma óptima defesa. Na sequência do respectivo canto, foi o Carlos Vinícius a atirar de cabeça à barra. Perto dos 20’, voltámos a assistir ao inenarrável VAR: tivemos um golo anulado pelo facto de o C. Vinícius estar aparentemente 4 cm em fora-de-jogo! Quatro centímetros!!! Nem vou aqui falar do ridículo que é alguém pensar que (supostamente) 4 cm adiantado num jogo de futebol é uma vantagem decisiva para se marcar um golo, mas do facto de ainda ninguém responsável ter respondido a uma singela pergunta: quantos frames tem um pontapé na bola? É que certamente não é só um, pelo que anular um golo por 4 cm é completamente idiota, porque depende da altura do toque na bola em que se pára a imagem. E aposto que estará dentro da margem de erro. Além de que não deveria haver linhas nenhumas: vê-se a olho nu e, se houver dúvidas, faz-se como sempre se fez: favorece-se a equipa que ataca. Seja qual for. Andar a medir centímetros em lances destes é matar o futebol e a sua emoção! Acabe-se com esta fantochada! JÁ! Felizmente não nos desconcentrámos com esta decisão e o Rafa teve um remate já em posição difícil para nova defesa do guarda-redes. Continuávamos a tentar, mas estava difícil meter a bola na baliza e, quando já se perspectivava o nulo ao intervalo, uma óptima abertura do Rúben Dias para o Rafa aos 39’ desbloqueou finalmente o marcador a nosso favor: o nº 27 tirou um defesa do caminho já na grande-área e rematou sem hipóteses para o guarda-redes. Em cima do intervalo, foi o Ricardo Ribeiro a voltar a impedir um golo nosso a um remate de pé esquerdo do Pizzi.

Se a 1ª parte tinha acabado bem, a 2ª começou na mesma toada: aos 47’ fizemos o 0-2 noutro passe longo desta feita do Ferro, que apanhou a defesa do Paços em contrapé e desmarcou o Rafa na direita, este centrou rasteiro para a área onde o C. Vinícius atirou sem hipóteses para o Ricardo Ribeiro. O Pizzi também se fez à bola, mas felizmente não lhe tocou, porque caso contrário não teria sido golo. Claro que este golo nos acalmou ainda mais e tirou algum do dinamismo que o Paços poderia ter trazido do intervalo. No entanto, acho que poderíamos ter jogado mais no meio-campo adversário, porque durante grandes períodos limitámo-nos a controlar o jogo sem criar lances de perigo. Vimos novo golo anulado, desta feita bem, porque se percebe o fora-de-jogo do C. Vinícius mesmo sem linhas. A menos de um quarto-de-hora do final, o Lage começou a fazer substituições e entraram o Taarabt e o Seferovic para os lugares do Pizzi e C. Vinícius. E foi o suíço a falhar escandalosamente o 0-3 na pequena-área(!), já em cima dos 90’, depois de um centro do Grimaldo e com o guarda-redes completamente fora da jogada.

Destaque individual óbvio para o Rafa, que nem fez um jogo por aí além, mas com um golo e uma assistência também não precisava de mais. Também gostei da segurança do Weigl no meio-campo, que, mesmo com um amarelo injusto ainda na 1ª parte, conseguiu nunca dar azo a pudesse levar o segundo. O Gabriel também fez um jogo pendular, assim como todo o nosso quarteto defensivo, com o Ferro a merecer uma menção especial, depois de uma série de jogos menos conseguidos.

Esta exibição deu todo o ar de estarmos em velocidade de cruzeiro, o que seria óptimo nesta altura. Estamos com muita confiança, a criar muitas oportunidades e a dar poucas veleidades atacantes aos nossos adversários. Receberemos o Belenenses SAD nesta 6ª feira, no último jogo para o campeonato antes da ida a Mordor. Muito do que será o campeonato definir-se-á nas próximas duas semanas.

Sem comentários: