origem

segunda-feira, dezembro 16, 2019

Goleada

Vencemos o Famalicão no sábado na Luz por 4-0 e, como o CRAC irá ganhar hoje em casa frente ao Tondela, iremos continuar quatro pontos à frente deles. Demonstrámos mais uma vez que estamos a subir de forma , mas também apanhámos a (até agora) surpresa do campeonato em fase descendente. Mesmo assim, revelou ser uma boa equipa, que troca a bola em qualquer zona do terreno e criou-nos algumas dificuldades, especialmente na 1ª parte.

O Bruno Lage voltou a apostar no onze dos últimos tempos, mas foi o Famalicão a entrar melhor, com bastante posse de bola a testar a segurança do Vlachodimos. Nós demorámos um pouco a adaptar-nos, mas uma grande jogada do Pizzi por volta da meia-hora só não deu golo, porque o Defendi fez bem a mancha. Pouco depois, foi um remate do Cervi que ia com boa direcção ser interceptado por um defesa. A nossa pressão aumentava e o guarda-redes voltou a negar um golo ao Pizzi, até que aos 39’ inaugurámos finalmente o marcador através do Carlos Vinícius, que só teve que encostar depois de um centro do Chiquinho na direita, na sequência de uma combinação ofensiva em que também participaram Tomás Tavares e Pizzi. Já estávamos a merecer e foi um alívio irmos para o intervalo em vantagem.

A 2ª parte não poderia ter começado melhor, aliás na sequência do que se passou frente ao Zenit. O Taarabt teve um remate de trivela que saiu ligeiramente ao lado logo a abrir e aos 48’ fizemos o 2-0: lançamento lateral rápido do Tomás Tavares, centro do Chiquinho, mau alívio de um defesa na área e o Pizzi rematou de primeira com o pé esquerdo sem hipóteses para o guarda-redes. O Famalicão ainda não tinha desistido e o Vlachodimos teve de sair da área, e cortar com o pé, para impedir um avançado contrário de se isolar. Nós continuávamos a tentar aumentar o marcador e o Tomás Tavares iniciou uma boa combinação atacante com o Pizzi e Chiquinho, mas o seu remate de pé esquerdo saiu com pouca força e foi interceptado para canto. Aos 63’, acabámos de vez com as dúvidas ao fazer o 3-0 num bis do Pizzi, novamente de pé esquerdo depois de receber um passe do Chiquinho e tirar um adversário do caminho. Até final, os treinadores fizeram substituições que foram quebrando o ritmo do jogo e a provar que o Natal é mesmo tempo de milagres ainda fizemos mais um golo, aos 89’, pelo... Caio Lucas! Boa jogada de contra-ataque da nossa parte, com o Pizzi a abrir para o brasileiro sobre a esquerda, que quando entrou na área flectiu para o meio, passou por um defesa e rematou rasteiro para o canto inferior esquerdo da baliza. Já tem muito para contar aos netos: não só teve o privilégio de jogar com a camisola do Benfica, como ainda marcou um golo! É mesmo Natal...!

Destaque individual óbvio para o Pizzi, com dois golos e uma assistência, para o C. Vinícius que continua com uma fantástica média de golos (um a cada 66’ em campo!) e para o Chiquinho, que fez duas assistências para golo. O meio-campo voltou a carburar muito bem e a defesa está praticamente intransponível.

O campeonato só voltará para o novo ano com a sempre difícil ida a Guimarães, mas até 2020 ainda temos dois jogos muito importantes nas Taças. Na da Liga, fruto da incompetência do passado, já não dependemos de nós para ir à final four, mas na de Portugal, frente ao Braga na próxima 4ª feira na Luz, não podemos falhar, porque a ida ao Jamor tem de ser sempre um dos grandes objectivos da temporada (e há que começar a reverter rapidamente o nosso histórico recente na Taça, que nas duas últimas décadas é muito fraco).

P.S. – Houve hoje o sorteio para os dezasseis-avos de final da Liga Europa. Não tivemos muita sorte, porque apesar de sermos cabeças-de-série calhou-nos o Shakhtar Donetsk, crónico campeão da Ucrânia e, tal como nós, vindo da Liga dos Campeões. Aliás, parece sina desta fase do sorteio nós apanharmos uma equipa vinda da Champions. Os jogos serão só em Fevereiro e a nosso favor pode estar apenas o facto de eles estarem em pré-temporada nessa altura. Mas será em todo o caso uma eliminatória bastante complicada.

Sem comentários: