origem

quinta-feira, setembro 12, 2019

Dupla vitória

Depois dos frustrantes empates na Luz em Março, a selecção nacional conseguiu as primeiras vitórias na qualificação para o Euro 2020. Vencemos na Sérvia (4-2) na passada 6ª feira e na Lituânia (5-1) nesta 3ª feira. Foram vitórias absolutamente essenciais, nomeadamente a da Sérvia, porque, como se qualificam duas equipas directamente, era muito importante ganhar vantagem sobre eles. Tanto assim é que, se ganharmos à Lituânia em casa e os dois jogos ao Luxemburgo ficaremos qualificados.

Apesar dos números, os jogos não foram fáceis. Na Sérvia, chegámos ao intervalo a ganhar com um golo caído do céu do William Carvalho (42’), apesar de eles não terem criado muito perigo. Na 2ª parte, o Gonçalo Guedes marcou um golão aos 58’, mas a nossa defesa ficou a dormir num canto dez minutos depois e eles reduziram. Uma abertura fabulosa do Bernardo Silva para o Cristiano Ronaldo aos 80’ permitiu-nos ficar novamente com dois golos de vantagem, mas um passe atrasado completamente falhado do Bruno Fernandes aos 85’ prometia tornar os minutos finais muito difíceis, não fora o golo do Bernardo Silva um minuto depois a acabar com o assunto.

Três dias depois na Lituânia, até marcámos primeiro num penalty pelo inevitável C. Ronaldo aos 7’, mas deixámo-nos empatar aos 28’ num canto. Depois do intervalo, as coisas estavam complicadas até um remate do C. Ronaldo aos 61’ ser motivo para um dos frangos do ano. Quatro minutos depois, um passe fabuloso do Bernardo Silva permitiu ao capitão somar mais um golo. Aos 76’, o C. Ronaldo completou o poker com nova assistência do Bernardo Silva. Já nos descontos, o William Carvalho marcou o seu segundo golo em poucos dias e fechou o resultado final.

Destaque naturalmente para os cinco golos do C. Ronaldo nestes dois jogos, mas é impossível que o Bernardo Silva não encha as medidas de quem gosta de futebol. O jogo torna-se muito mais simples quando passa pelos pés dele. Teremos agora nova pausa de selecções de sensivelmente um mês, até recebermos o Luxemburgo e irmos à Ucrânia.

Sem comentários: