origem

quarta-feira, abril 24, 2019

Moralizador

Vencemos o Marítimo por 6-0 na 2ª feira e reassumimos a liderança do campeonato, com os mesmos pontos do CRAC, mas com uns incríveis 25 golos marcados a mais (87 contra 62). Foi uma boa exibição, mas só na 2ª parte, apesar de os madeirenses raramente terem criado perigo durante todo o jogo.

O Marítimo trocou-nos as voltas e atacámos para a baliza sul na 1ª parte, ao contrário do que costumamos fazer. Com o castigo do Rafa, foi o Cervi a ocupar o seu lugar e não poderíamos ter começado melhor, com o 1-0 logo aos 3’ num golão do João Félix, na sequência de um canto à Camacho do Pizzi (finalmente resultou!). O mais difícil estava aparentemente feito, mas a nossa exibição foi um pouco descolorida no primeiro tempo. O Marítimo continuava a fechar-se muito e nós não tínhamos a dinâmica de jogos passados, sendo algo lentos nas variações de flanco. Mesmo assim, um remate do Grimaldo permitiu ao Charles uma defesa incompleta e o Seferovic começou a sua lista interminável de falhanços, ao permitir também a defesa do guarda-redes, quando estava isolado depois de um passe fantástico do João Félix. Pelo meio, o Marítimo colocou a bola na baliza num canto, mas o Vlachodimos não lhe conseguiu tocar por causa de um defesa que lhe fez parede na pequena-área. O Sr. Luís Godinho assinalou (e bem, para mim) a falta, mas o nosso guarda-redes tinha obrigação de sair de outra forma.

Na ressaca de um jogo europeu, as segundas partes costumam ser mais difíceis do que as primeiras, por causa da quebra física. No entanto, e apesar de a chuva ter caído quase ininterruptamente durante o jogo todo, isso não aconteceu desta vez. Voltámos a marcar muito cedo, aos 49’, pelo Pizzi na sequência de um centro do André Almeida, depois de o canto do Grimaldo ter sido aliviado para o nosso nº 34. O remate do Pizzi ainda desviou num defesa, antes de passar por baixo das pernas do guarda-redes. O resultado já nos punha a salvo de um erro que pudesse acontecer, mas uma das vantagens do Benfica actual é que não se sacia e fomos à procura de aumentar o marcador. O que deveria ter acontecido pouco depois, mas o Seferovic falhou provavelmente o golo mais fácil do ano, na marca de penalty só com o guarda-redes pela frente, depois de um passe do Pizzi. Aos 64’, dissipávamos as dúvidas de vez com o 3-0, num bis do João Félix de primeira depois de um centro da direita do André Almeida. Aos 74’, começámos a construir a goleada através do Cervi, que picou a bola à saída do Charles, depois de brilhantemente desmarcado pelo João Félix. Com o jogo ganho, o nº 79 foi descansar para entrar o Jonas. Jonas esse que assistiu a cabeça do Seferovic, mas o suíço estava definitivamente infeliz na concretização e a bola saiu muito ao lado. Entretanto, já o Rúben Dias tinha saído, não lhe fosse passar uma coisa má pela cabeça e visse um amarelo que o tirasse de Braga, entrando o Taarabt e depois foi a vez do Pizzi ir descansar para o Salvio poder acumular minutos. O Marítimo dava pancada escusada (o Samaris e o Ferro que o digam), mas não se livrou de sofrer mais um golo, aos 89’ num bis do Cervi, com um remate de ressalto de fora da área que entrou rasteiro junto ao poste. Em cima dos 90, ainda fizemos a meia-dúzia num excelente cabeceamento do Salvio a corresponder ao centro largo do Grimaldo.

Em termos individuais, destaque para o João Félix com um bis e uma assistência. Apesar de o que disse o nosso presidente, temo bem que tenha sido a antepenúltima vez que o vimos ao vivo na Luz... O Cervi, que até nem estava a fazer uma grande exibição, também merece destaque pelos golos, que espero que lhe aumentem a moral. O Samaris continua o patrão do meio-campo, muito bem acompanhado pelo Florentino que foi dos melhores em campo (seria mesmo o melhor para mim, caso o João Félix não tivesse feito dois golos e uma assistência). Falando em assistências, o André Almeida lá somou mais duas e o Pizzi mais uma para os respectivos currículos. O Vlachodimos não teve grande trabalho, mas tem que melhorar bastante as saídas dos postes.

No próximo domingo, teremos possivelmente o jogo mais complicado até final do campeonato. A ida a Braga poderá decidir muita coisa, porque se um resultado negativo deitará tudo a perder, um positivo dar-nos-á uma moral muito grande para os restantes três jogos. Espero que este resultado frente ao Marítimo tenha dado o alento à equipa que ela precisa, para entrar com tudo em Braga e voltar às exibições categóricas para o campeonato no WC e Mordor. Se assim for, a probabilidade de sairmos contentes de Braga é bastante grande.

Sem comentários: