origem

domingo, dezembro 16, 2018

Estrelinha

Na passada 4ª feira, um golo do Grimaldo num livre directo aos 88’ deu-nos a vitória sobre o AEK Atenas por 1-0, 2,7 M€ e um lugar de cabeça-de-série no sorteio da Liga Europa nesta 2ª feira. Costuma dizer-se que tudo está bem quando acaba bem, mas não é o caso. Acabou tudo bem, mas tudo está MUITO longe de estar bem. Estamos a jogar de forma miserável e isso, aliado ao facto de ter andado andado bastante ocupado em termos profissionais, faz com que só hoje tenha tido tempo para escrever sobre este jogo.

Para mim, nunca é, mas esta época, com o aumento significativo do prémio monetário por vitória, deixou de haver jogos a feijões na Champions, mesmo quando tudo já está definido. Recebíamos a única equipa com zero pontos das 32 da fase de grupos e, para além do aliciante financeiro, tínhamos a hipótese de lutar por ser um dos melhores terceiros classificados que nos permitiria enfrentar na Liga Europa, por exemplo, um BATE Borisov em vez de um Chelsea… Diferença pouca…! Não estávamos dependentes só de nós, mas sem uma vitória nem valia a pena fazer contas. No entanto, especialmente na 1ª parte, parece que ninguém avisou os jogadores do Benfica disto. Voltámos a ser, como disse o nosso presidente na famosa conferência de imprensa da “luz que lhe deu”, “lentos, lentos, lentos”. Os gregos mal passavam de meio-campo, não por pressão nossa, mas porque eram a única equipa com zero pontos da Liga dos Campeões por alguma razão. A lesão do Rafa, substituído pelo Zivkovic, e um remate de primeira do Seferovic ao lado são os únicos destaques de uma das primeiras partes mais enfadonhas de sempre na nova Luz.

Na 2ª parte, lá melhorámos um bocado, especialmente a partir da entrada do Cervi para o lugar do inoperante Pizzi por volta da hora de jogo. Ainda assim foi o AEK a criar uma boa ocasião, mas um remate de cabeça num canto saiu ao lado, com o Vlachodimos batido. Atirámos uma bola à barra pelo Seferovic, depois de um centro do Zivkovic, o Gedson isolado permitiu um desvio ao guarda-redes e foi só com o tal livre exemplarmente marcado pelo Grimaldo muito perto do fim que conseguimos marcar. Já em tempo de compensação, foi novamente o Seferovic a acertar na barra e poste num tiraço de fora da área. Nos outros três jogos, os resultados alinharam-se para nos colocarem na última vaga para melhor terceiro classificado. Bem podemos agradecer aos deuses do futebol esta benesse!

Em termos individuais, óbvio destaque para o Grimaldo pelo importante golo, mas o melhor do Benfica foi o Seferovic, que esteve nas nossas melhores jogadas e teve bastante azar em não ter marcado.

Veremos o que nos reserva o sorteio desta 2ª feira, mas a (chamemos-lhe) jogar como estamos a nossa caminhada europeia infelizmente não deve ser muito longa.

Sem comentários: