origem

terça-feira, janeiro 12, 2016

Jonas

Num jogo que decorreu em dois dias, goleámos o Nacional na Choupana por 4-1. Para mim, foi de longe o melhor jogo que fizemos esta época, porque juntámos ao resultado uma exibição com momentos brilhantes. O resultado só não atingiu números históricos, porque fomos ineficazes, principalmente na 1ª parte.

Foi a terceira vez(!) que um jogo teve que ser adiado por nevoeiro na Choupana. Só se jogaram 8’ no domingo, pelo que o resto teve que ser ontem. Continua, Liga, a marcar jogos para aquele sítio a horas nocturnas que fazes bem…! Do jogo de domingo, nada se viu, mas entrámos muito bem no reatamento da partida ontem e logo na jogada inicial o Carcela deveria ter inaugurado o marcador, porque ficou isolado frente ao guarda-redes, mas permitiu a defesa deste. Até marcarmos o primeiro golo, tivemos mais duas ocasiões para inaugurar o marcador, mas uma cabeçada do Lisandro ficou nas mãos do guarda-redes e o Jonas teve provavelmente o falhanço do ano ao atirar por cima uma bola que lhe chegou já na pequena área! Todavia, redimiu-se aos 23’ numa cabeçada vitoriosa a cruzamento do Carcela. Antes do intervalo, o Nacional teve duas oportunidades num remate fora da área bem defendido pelo Júlio César e cabeçada por cima na sequência desse canto, em que o jogador do Nacional estava inadmissivelmente sozinho quase na nossa pequena área. Nós também tivemos uma cabeçada por cima do Jiménez em excelente posição. Ou seja, o intervalo poderia bem ter chegado com 1-5 a nosso favor.

Estes jogos em que nos fartamos de falhar golos têm o condão de se complicar se não aumentamos a vantagem. Foi o que aconteceu na 2ª parte, logo aos 50’ no empate do Nacional, depois de o Jardel e, principalmente, o Lisandro não terem despachado uma bola na nossa área. Incrível o modo como o argentino se atrapalhou! Felizmente, tivemos uma óptima reacção e, para além do golo anulado ao Jiménez logo a seguir, fizemos o 1-2 pouco depois, aos 57’, novamente pelo Jonas, de primeira com o pé esquerdo, depois de um cruzamento de primeira do Jiménez na sequência de um lançamento lateral. Aos 63’, praticamente acabámos com o jogo com o hat-trick do Jonas a corresponder de cabeça a um excelente centro do André Almeida (às vezes, engana-se…!). Até final, um erro inadmissível do Fejsa só não resultou na redução da vantagem aos 77’, porque o avançado do Nacional estava em evidente inferioridade física. Entretanto, entrou o Mitroglou para o lugar do Jiménez e ainda falhou um desvio de calcanhar antes de fazer o 1-4 aos 89’.

O destaque vai obviamente e inteirinho para o Jonas: três golões (e deveriam ser quatro…!) garantem-lhe o aumento da vantagem nos melhores marcadores, com os incríveis números de 18 golos em 17 jogos! Que jogador! Obrigado, Valência! O Fejsa também estava a fazer um dos melhores jogos pelo Benfica, mas aquele passe transviado aos 77’ poder-nos-ia ter colocado em grandes apuros. Já não é a primeira nem a segunda vez que faz uma oferta daquelas… O Carcela voltou a estar bem na 1ª parte e mais discreto na 2ª, e o Renato Sanches passou um pouco ao lado do jogo, com excepção da jogada para o falhanço incrível do Jonas. O Pizzi não foi tão preponderante como noutros jogos, mas está de pedra e cal no onze. O Lisandro tem imensas culpas no golo sofrido, como também já tinha tido no cabeceamento isolado num canto na 1ª parte.

Caso tivéssemos sido eficazes, o resultado ainda faria mais as delícias de quem têm o cartão de crédito Benfica da CGD (como eu, claro!) e teríamos conseguido uma goleada histórica. Apetece dizer: “se era para isto, Rui Vitória, já deverias ter respondido ao Jesus há muito mais tempo! Desde que o fizeste que temos duas vitórias e 10-1 em golos, e melhorámos substancialmente o nosso nível exibicional!”. Se não fosse aquele incrível empate nesta mesma Choupana frente ao União, estaríamos agora com 10 vitórias em 10 jogos no campeonato.

P.S. - E se a lagartada tem escorregado em casa frente ao Braga, teríamos conseguido reduzir a diferença. Estavam a perder 0-2 ao intervalo e ganharam 3-2 com o golo da vitória já no último minuto. Aliás, já é o 10º(!) ponto que conseguem com golos nos últimos 5’ de jogo. Temo muito que estejam com “estrelinha de campeão”…

1 comentário:

Secret Lie disse...

Eles vão cair amigo , acredita que vão mesmo cair. A sorte não dura sempre e as arbitragens também não os vão ajudar muito mais vezes.
Nuno Silva (o tal que espera ansiosamente pelos dvd's há uns 7 anos...)