origem

domingo, maio 24, 2015

Festa do bicampeonato

Goleámos o Marítimo por 4-1 no último jogo deste campeonato do nosso contentamento. Foi uma partida muito interessante, em que os insulares deram excelente réplica especialmente na 1ª parte, mas em que a nossa vitória não sofre contestação.

Entrámos muito bem em campo e o Lima inaugurou o marcador logo aos 6’. No entanto, adormecemos com este golo e em grande parte da 1ª parte foi o Marítimo a melhor equipa em campo. O Júlio César fez uma defesa do outro mundo (festejei como se fosse um golo nosso!) e teve mais dois ou três lances com algum trabalho. Foi sem surpresa que o Marítimo empatou aos 32’, num lance algo caricato em que há um cruzamento para a área, uma tentativa de tocar a bola por parte de um adversário, que não chega a fazê-lo, mas engana o Júlio César. Como para mim este jogo estava longe de ser a feijões (havia uma bola de prata para o Jonas conquistar e havia que manter a invencibilidade caseira), não queria ver a reedição de anos anteriores, em que raramente ganhávamos a partida de consagração. Pouco antes do intervalo, uma boa abertura do Salvio isolou o Lima, que picou por cima do guarda-redes e o Jonas só teve que encostar. Faltavam dois golos para o brasileiro ser o melhor marcador do campeonato…

Na 2ª parte, o Jesus colocou o Talisca em vez do Pizzi (que nem estava a jogar mal) e assim haveria pelo menos um dos três jogadores que ainda não tinham sido campeões (Paulo Lopes, Sílvio e Mukhtar) a não o ser. A 2ª parte foi totalmente diferente, com o Benfica a ir para cima do Marítimo e este, embora tentando sempre, com menos à vontade para desenvolver o seu jogo. O Jonas teve uma jogada brilhante, que lhe permitiu ficar isolado em frente ao guarda-redes, mas infelizmente o remate saiu ao lado. Aos 59’, acabou a dúvida sobre o vencedor do jogo, com um chapéu do Maxi para a cabeça do Lima. O Jonas revelava algum nervosismo e as coisas não lhe saíram com a perfeição habitual, mas mesmo assim o fiscal-de-linha anulou-lhe vergonhosamente um golo por fora-de-jogo, em que não só o Jonas vem de trás, como a bola também é passada para trás. Que ladrão! A pouco mais de 15’ do final, veio a pior notícia da tarde com a lesão no joelho do Salvio, que se magoou sozinho num joelho. Com a final da Taça da Liga na próxima 6ª feira, era o pior que nos podia ter acontecido. O Salvio merece sem dúvida a distinção de jogador mais azarado do mundo, porque se lesiona sempre na altura das festas. Outro azarado foi o Paulo Lopes, que estava prestes a entrar, e assim teve que entrar o Mukhtar. Aos 83’, finalmente o Jonas voltou a marcar, numa boa jogada do Sílvio, que o assistiu para um remate de pé esquerdo. Tínhamos pouco mais de 10’ para dar ao nosso jogador o merecido troféu individual. E o que é certo é que estivemos quase a conseguir, quando o Lima se isolou, mas o guarda-redes descobriu-lhe as intenções. Toda a equipa jogava para o Jonas e parecia que estava 0-0. Infelizmente, acabámos por morrer na praia, vítimas principalmente de um autêntico roubo de igreja do fiscal-de-linha.

Em termos individuais, destaque para o Júlio César que fez autênticos golos com as suas defesas e realço igualmente os pontas-de-lança, com um bis cada um. Tive imensa pena que o Jonas não tenha inscrito o seu nome naquela galeria de notáveis… A equipa pareceu um pouco desconcentrada na 1ª parte, mas melhorou substancialmente na 2ª e o Jardel é o melhor exemplo disso.

Passado que está o 34, já todos pensamos no 35, porque se eu ainda me lembro do último bi do Eriksson, do último tri, que aconteceu quando eu tinha um ano, obviamente que não me lembro nada. Todavia, há que fechar bem esta época na próxima 6ª feira na final da Taça da Liga. Já se percebeu que o Marítimo não vai ser nada fácil e que sem o Salvio as coisas serão bastante mais complicadas. No entanto, somos bicampeões e, se mostrarmos em campo esse estatuto, estaremos no bom caminho.

Sem comentários: