origem

domingo, abril 12, 2015

Onda vermelha

Goleámos a Académica por 5-1 e mantivemos a distância para o CRAC. Foi mais uma excelente tarde, com uma exibição de encher o olho e uma vitória incontestável e justa. Que só pecou por não ter sido mais volumosa.

Tal como se disse no resumo da BTV, quem não sabia o que eram os “15 minutos à Benfica”, pôde tirar as dúvidas neste sábado. Entrámos a todo o gás e inaugurámos o marcador aos 8’ pelo Jardel depois de um centro bem executado pelo Pizzi na sequência de um canto. Aos 11’, alargámos a vantagem noutro bom centro, desta feita do André Almeida, para uma cabeçada plena de poder do Jonas. A Académica mal podia respirar e aos 19’ o jogo ficou resolvido de vez com o 3-0 através de um penalty bem marcado pelo Lima, depois de uma falta também sobre ele próprio. Com a vitória praticamente garantida aos 20’, desacelerámos o que é perfeitamente normal. Até ao intervalo, é de salientar um remate de muito longe do Samaris, que o guarda-redes não defendeu à primeira, e uma grande jogada atacante, com o Gaitán a isolar magistralmente o Maxi, mas o Cristiano a fazer bem a mancha.

A 2ª parte principiou-se praticamente com o 4-0, num bis do Jonas, depois de uma combinação atacante do brasileiro com o André Almeida. A partir daqui, assistimos a mais umas quantas oportunidades por parte da nossa equipa: o Jonas falhou aquele que seria o seu golo mais fácil, o Salvio e o Lima também não conseguiram marcar, ao contrário da Académica, que fez o chamado “golo de honra” aos 80’ no único lance de perigo criado em todo o jogo. Confesso que este golo me chateou sobremaneira, porque o CRAC já estava a ganhar em Vila do Conde e assim os nossos quatro golos positivos ficariam reduzidos a dois. No entanto, quatro minutos depois aconteceu um dos momentos altos da partida, com o Fejsa, regressado ao fim de um ano(!) de paragem, a fazer o 5-1 num remate colocadíssimo já dentro da área. Curiosamente, foi o seu primeiro golo com a gloriosa camisola. Pouco depois, deu-se a estreia do Jonathan Rodriguez, mas o uruguaio mal teve tempo para tocar na bola.

Destaque óbvio para o Jonas, pelo bis (que deveria ter sido hat-trick…!), pelo Gaitán, por ser quem faz a equipa toda mexer, para o Samaris, que está numa forma impressionante (mas terá de ter MUITO cuidado no Restelo por causa dos amarelos). Amarelo esse que o Maxi provocou para limpar frente ao Belenenses, algo que era importantíssimo com vista ao jogo contra o CRAC. O André Almeida substitui o castigado Eliseu e deu boa conta do recado. O Pizzi foi outro que esteve muitíssimo bem e cuidado com os seus passes longos…!

Para a semana teremos um desafio que não se afigura nada fácil, mas espero que o mini-Estádio da Lux que será o Restelo possa ajudar a equipa a conseguir a desejada vitória. Aliás, jogando nós praticamente em casa na esmagadora maioria dos campos, não se percebe esta disparidade tão grande entre as nossas exibições dentro e fora da Luz. Está na altura de nivelar por cima as duas.

Sem comentários: