origem

quinta-feira, novembro 27, 2014

Desastre total

Perdemos em São Petersburgo com o Zenit (0-1) e, com a inesperada vitória do Mónaco em Leverkusen (1-0), ficámos pela primeira vez em seis anos fora das competições europeias antes do final do ano civil. Não há que escamotear a realidade: é um fracasso completo e uma página negra no currículo europeu do Benfica.

Não entrámos nada bem na partida, com o Jardel a voltar a oferecer um golo aos russos, mas felizmente estes com menos pontaria do que em Lisboa. Mas não foi só o Jardel, também o Samaris teve perdas de bola inadmissíveis na nossa zona defensiva. A partir dos 20’ estabilizámos e o Zenit deixou de criar perigo. O jogo estava muito desinteressante, mas tivemos a melhor oportunidade até ao intervalo, com uma boa arrancada do Gaitán que cruzou para o Salvio acertar… na perna de apoio do guarda-redes! A sorte protegeu os russos.

Voltámos bastante melhor na 2ª parte, a dominar completamente nos primeiros 20’. Infelizmente, revelámos novamente a falta que um Cardozo (que “não jogava nada, só sabia marcar golos, a maior deles era só encostar”) faz. É que tivemos um par de lances em que era mesmo “só encostar”, nomeadamente um remate muito torto do Luisão quando tinha só o guarda-redes pela frente (falhanço incrível!) e uma boa iniciativa do Gaitán na esquerda, que cruzou com a bola a percorrer a pequena-área sem ninguém lhe “encostar”. Por sua vez, o Zenit teve uma boa chance, com o André Almeida a salvar no último momento. O jogo decorria muito repartido, mas aos 79’ numa rara desatenção da nossa defesa, o Zenit fez o único golo do encontro: centro do Hulk na direita e entrada do Danny com um remate em volley já muito perto do Júlio César, que ainda tocou na bola. Até final, não conseguimos criar mais perigo e ainda vimos o Luisão levar um segundo amarelo numa jogada em que mais valia deixar o adversário seguir. Nessa altura, ainda não sabíamos que nem à Liga Europa íamos e a presença do capitão seria importante no jogo frente ao Leverkusen.

Quando o melhor jogador do Benfica é o André Almeida, está tudo dito. Ainda por cima a jogar a defesa-esquerdo e a levar com o Hulk durante o jogo todo! Raramente foi batido, facto para o qual contribuiu a enorme concentração com que abordava cada lance, jogando quase sempre em antecipação, a única maneira de parar o brasileiro. O Enzo Pérez fez um jogo razoável e partiram do Gaitán, apesar de alguma lentidão na parte inicial, as nossas melhores jogadas. Depois da desconcentração inicial, o Jardel subiu de produção, mas o Samaris (que levou um amarelo idiota que também o afastará do jogo frente aos alemães) continua a não mostrar que vale os 10M€ que pagámos por ele. Segundo as estatísticas, o Lima foi dos que correram mais, mas de uma maneira completamente improdutiva. Está numa forma horrível! O Salvio teve a tal grande oportunidade na 1ª parte, porém demonstrou grande irregularidade ao longo do jogo.

Houve vários factores que contribuíram para este fracasso europeu e espero que internamente sejam analisados convenientemente (em especial, as insuficiências do plantel). Os números não enganam e são cruéis, mesmo que o contexto seja variável: em cinco anos de Champions com o Jesus, só por uma vez passámos aos oitavos. Isto é o que ficará para a história, não o facto de no ano passado termos sido eliminados com 10 pontos e este ano podermos sair das competições europeias com sete pontos, quando na época do Koeman seguimos em frente na Liga dos Campeões com… oito. Sim, não tivemos sorte no sorteio, mas isso não é desculpa: se não é a primeira vez que uma equipa do pote 1 é eliminada da Europa na fase de grupos, não deve andar longe. O nosso prestígio internacional não se deve aos 33 campeonatos, mas às prestações europeias e isso não foi convenientemente tido em conta por quem de direito. Não, não estou a entrar em contradição quando digo que o meu grande desejo para esta época é o bicampeonato. Claro que é, mas nunca me passou pela cabeça ver a Europa no sofá em 2015. É uma vergonha no nosso palmarés e coloca-nos ao nível de um (com todo o respeito) Rio Ave ou Estoril. Ou da lagartada do ano passado.

Posto isto, com o descanso europeu que vamos ter em 2015, exijo ao Benfica o bicampeonato. Sim, o nosso plantel é bem mais fraco do que o dos assumidamente corruptos, mas estes estão três pontos atrás de nós e vão ter a Europa para se desgastarem. Ou ganhamos o campeonato ou esta época será um fracasso. A resposta que vamos dar em Coimbra já no domingo irá ser muito esclarecedora sobre se isto estará ou não na mente dos jogadores. E é bom que esteja!

Sem comentários: