origem

quinta-feira, outubro 02, 2014

Confrangedor

Perdemos em Leverkusen (1-3) e comprometemos seriamente a passagem aos oitavos-de-final da Champions. Está a tornar-se um triste hábito fazer por esta altura o pior jogo do ano nas competições europeias. No ano passado, foi em Paris, esta época na Alemanha.

A partida conta-se muito rapidamente: não entrámos em campo na 1ª parte e na 2ª parte já foi tarde demais. Os alemães chegaram ao intervalo a ganhar por 2-0 e com mais oportunidades para aumentar o marcador. Quanto a nós, a produção roçou o zero…

Na 2ª parte melhorámos, mas só porque o Leverkusen tirou o pé. No entanto, raramente conseguimos criar perigo e o nosso golo caiu um bocado do céu, porque não tínhamos feito nada para o justificar. Foi aos 62’ através do Salvio. Só que no minuto seguinte, o árbitro de baliza inventou um penalty do Jardel sobre o Kiessling e o desfecho da partida ficou logo ali selado.

Em termos individuais, destaques só se for pela negativa. O Jesus fez uma grande asneira, que foi lançar às feras o Cristante logo de início. Convém não esquecer que o miúdo tem 19 anos e só tinha jogado 15’ em Setúbal, ainda por cima num jogo que já estava mais que ganho. O Leverkusen entrava como queria na 1ª parte e o resultado foi lisonjeiro para nós. Na 2ª parte, o nosso treinador lá emendou a mão e fez entrar o Maxi e o Lima. A estreia do Júlio César na Champions com a nossa camisola ficou marcada pelo enorme frango do 1º golo (largou uma bola fácil para a frente). O Gaitán e o Enzo só se fizeram notar pelos amarelos que levaram. O Salvio não esteve melhor, mas tem o golo para contrabalançar um pouco. É nestes jogos que podemos ver as limitações do Jardel e do Eliseu. E mesmo assim, o central foi dos menos maus, assim como o André Almeida na 1ª parte! Aliás, percebemos que algo está mal na equipa quando são estes dois os jogadores que se destacam. O Luisão e o Maxi ainda foram segurando as pontas, mas ninguém fez um jogo para mais tarde recordar.

Sim, o objectivo principal é o campeonato e, sim, é preferível uma final da Liga Europa (com o troféu já agora) do que os quartos-de-final da Liga dos Campeões, mas não podemos fazer este tipo de exibições na maior montra do futebol europeu. A equipa esteve amorfa, apática e sem reacção. Não se percebe. Não saímos goleados por alguma sorte e convém não esquecer que já este ano tivemos uma passagem para esquecer pela Emirates Cup. O nosso prestígio internacional não se coaduna com o que mostrámos hoje. Uma coisa é não nos qualificarmos para os oitavos da Champions, outra é sairmos das competições europeias já em Dezembro. Isso é impensável, mas corremos esse sério risco.

Sem comentários: