origem

sexta-feira, abril 11, 2014

Meias-finais europeias

Voltámos a vencer o AZ Alkmaar, desta feita por 2-0, e pela 3ª vez durante o consulado de Jorge Jesus estamos nas meias-finais da Liga Europa. É um feito assinalável que nunca será por demais realçado. E no total é a 14ª(!) vez que estamos numas meias-finais de uma competição europeia. Impressionante!

Com a vantagem na eliminatória, entrámos em campo num ritmo calmo, mas tivemos logo uma grande contrariedade no início, com a grave lesão do Sílvio (fractura da tíbia e perónio) que lhe acabou com a época, com a ilusão de ir ao Mundial e com o início da próxima temporada. Foi um lance estranho com um adversário e o Luisão, acabando o Sílvio com rematar contra a perna do nosso capitão e partir a sua. Entrou o André Almeida, que deu boa conta do recado, mas durante alguns minutos parecemos algo abalados pelo infortúnio do Sílvio. O Cardozo teve três boas oportunidades para marcar, duas delas bem defendidas pelo guarda-redes. Mas aos 39’ o Salvio, que até nem estava a fazer nada de especial, resolveu arrancar antes do meio-campo, passar por dois defesas e centrar largo para o Rodrigo só ter que encostar. Grande jogada e grande golo! Se já estávamos calmos, a partir daí ainda ficámos mais.

Na 2ª parte, baixámos ainda mais o ritmo (eu achei que era cedo demais para isso) e o AZ foi espreitando a possibilidade de marcar um golo. O Artur fez duas boas defesas que o impediram, mas os holandeses nunca deram mostras de ter capacidade para discutir a eliminatória. No entanto, um golo pode surgir de um qualquer lance fortuito e, se sofrêssemos um, arriscávamo-nos a ter um final de jogo complicado (ainda ninguém se esqueceu do que se passou frente ao Tottenham, pois não?). Por isso, é que era essencial marcar mais um para ficar tudo garantido. E esse golo chegou aos 71’ noutro lance individual do Salvio, que cruzou novamente largo para o Rodrigo só ter que encostar. A eliminatória estava definitivamente selada, mas até final ainda poderíamos ter marcado mais um golo, porque o Salvio isolado e o Cardozo por duas vezes tiveram boas oportunidades.

Destaque individual óbvio para o Rodrigo, pelos dois golos, e para o Salvio, pelas duas assistências. Muito bom jogo igualmente do Siqueira, que com a lesão do Sílvio até final da época não vai poder descansar mais. Os centrais estiveram irrepreensíveis, como habitualmente. Quanto ao grande Tacuara, já se movimenta bem melhor, esteve muito mais em jogo e só foi pena não ter concretizado uma das chances que teve. Mas anda a cheirar o golo muito mais do que em partidas anteriores. Pela negativa, acima de todos o Sulejmani. O André Gomes continua de uma lentidão exasperante e mesmo o Fejsa não regressou lá grande coisa depois da lesão que teve.

Juventus, Valência (grande remontada de 0-3 para 5-0 a.p.) e o Sevilha (MUITO obrigado!) são os adversários potenciais. Confesso que não sei bem o que prefiro, já que o ideal era que a Juventus não chegasse à final. Mas se tivermos que os defrontar, acho que teremos mais hipótese de lhes ganhar em dois jogos do que numa final ainda por cima em casa deles. No entanto, mesmo assim, pensando bem, se calhar prefiro um dos dois espanhóis. Pode ser o Sevilha, para vingarmos a honra do país… [Ironic mode on] (Como se a equipa de Mordor alguma vez pudesse honrar o país…!) De qualquer maneira, algo que seria mesmo muito importante era que a 2ª mão fosse em nossa casa.

Sem comentários: