origem

terça-feira, dezembro 31, 2013

Estreia vitoriosa

Regressámos das mini-férias do Natal com uma vitória feliz na Madeira (1-0) perante o Nacional para a 1ª jornada da fase de grupos da Taça da Liga. A vitória foi feliz, porque não só não fizemos uma grande exibição (como já vem sendo hábito ultimamente), como ainda o golo surgiu de um cruzamento do Gaitán aos 32’ que foi ligeiramente desviado pela cabeça do Mexer.

Sem o Luisão, Matic e com o Cardozo a demorar a recuperar, jogámos ainda assim com uma equipa de habituais titulares e os primeiros 10’ entusiasmaram-me. Pensei: “queres ver que o Natal nos fez muito bem?”. Mas foi sol de pouca dura, porque o nível foi começando a baixar desde aí. Mesmo assim, a 1ª parte não foi má de todo, já que criámos umas quantas oportunidades para além do golo. Claro que o Nacional também criou perigo um par de vezes.

Infelizmente na 2ª parte parece que ficámos nos balneários. Salvou-se o facto de termos estado bem na defesa, com somente duas ocasiões para o Nacional: boa defesa do Oblak a um remate à entrada da área e uma bola ao poste num lance de ressaltos com alguma sorte. Nós fomos controlando a partida como pudemos, melhorámos imenso nesse aspecto com a entrada do Ruben Amorim aos 76’ (deveria ter entrado mais cedo), mas nunca mostrámos muita vontade de dar a estocada final no jogo.

Em termos individuais, o Gaitán terá sido o melhor, com exibições igualmente positivas do Enzo Pérez e do Jardel, um dos jogadores mais úteis do plantel, porque sem ser brilhante cumpre sempre que é chamado a substituir os titularíssimos Luisão e Garay. Ao invés, o Fejsa tem o terrível hábito de arriscar passes em zonas proibidas e isso ia-nos custando caro nesta partida. O Markovic deu umas quantas corridinhas, esteve menos sofrível do que em jogos anteriores, mas ainda longe da forma do início de época. Quanto ao Oblak, se é certo que não teve grande trabalho, também é bem verdade que ainda não sofreu nenhum golo desde que está na nossa baliza. Por mim, até ver não saía de lá.

Com os dois jogos que faltam em casa, era só o que mais faltava não nos qualificarmos para as meias-finais da Taça da Liga, onde iremos ao WC ou ao antro. Para mim, é sempre um objectivo conquistar este troféu por dois motivos: primeiro, porque isso quererá dizer que nenhum dos outros dois ainda a terá conquistado; segundo, porque sendo a final em Coimbra o leitão na Mealhada é sempre uma paragem obrigatória.

P.S. - A Liga marcou o Benfica - CRAC para as 16h do dia 12 de Janeiro. Jogo grande à tarde! Viva o luxo!

Sem comentários: