origem

domingo, novembro 24, 2013

Lisonjeiro

Um golo solitário do Matic aos 73’ permitiu-nos derrotar o Braga na Luz (1-0) e somar três pontos muito importantes, porque o Nacional fez o grande favor de empatar em casa do CRAC (1-1) e assim estamos agora a apenas um ponto do clube que envergonha o desporto.

Com o Jorge Jesus a iniciar a suspensão de 30 dias pelo tremendo disparate que fez em Guimarães, tivemos outra baixa de peso, porque o enorme Tacuara também não jogou devido a uma lombalgia. Seja por um motivo ou por outro, o que é certo é que a nossa exibição deixou muito a desejar. Pouca velocidade, transições demasiado lentas, falta de esclarecimento nas jogadas atacantes e jogadores em baixa de forma constituíram uma mescla difícil de ultrapassar. Não foi de espantar, portanto, as raras oportunidades que tivemos na 1ª parte (só um remate do Matic ao lado quando estava em boa posição) e ainda vimos o Éder atirar uma bola ao nosso poste.

Na 2ª parte, tivemos inevitavelmente que melhorar e a velocidade já foi superior, mas tornou a ser o Braga a criar outra vez grande perigo com novo remate à barra do Rafa (está ali um jogador muitíssimo interessante, que se calhar devêssemos manter debaixo de olho) e o Alan a obrigar o Artur a uma grande defesa. Quanto a nós, só o Ivan Cavaleiro proporcionou ao Eduardo uma defesa mais difícil. Até que aos 73’, as suas pernas longuíssimas permitiram ao Matic roubar uma bola ao médio-defensivo do Braga no seu meio-campo e o sérvio rematou depois na passada à entrada da área fazendo o único golo do encontro. Estava a ver o caso muito complicado e este golo caiu-nos do céu. Até final, conseguimos controlar o adversário e defender bem a nossa baliza (ao menos uma vez na vida!).

Em termos individuais, destaque óbvio para o Matic pelo grande golo e por ter conseguido empurrar a equipa para a frente na 2ª parte. O Enzo Pérez também não consegue jogar a baixa rotação e o Gaitán só se mostrou na 2ª parte. Alguém explique, por favor, ao Djuricic e Markovic que isto no Benfica é para dar os 100% qualquer que seja o adversário! Porque não interessa o adversário, interessa é que eles estão a vestir a camisola do Glorioso! Para (não) mostrar esta vontade, mais valia colocar os jovens da equipa B. E só mais uma coisa: espero que depois de quatro(!) centros para a linha lateral do lado contrário, alguém coloque o Sílvio uma hora depois de cada treino a fazer centros para dentro da área… Obrigado.

Não tenho problemas nenhuns em admitir que não só o resultado foi muito melhor do que a exibição, como até foi lisonjeiro para nós, porque feitas as contas o Braga criou mais perigo no jogo. Mas, paciência, como se diz “o futebol é assim mesmo” e, como já aqui referi várias vezes, farto de fazer exibições magníficas sem ganhar nada no final (como no ano passado) estou eu! Confesso que já dava este campeonato como perdido, mas voltou tudo à estaca zero com o segundo empate consecutivo do CRAC. É obviamente imperioso que cheguemos à última jornada na pocilga já campeões (senão, um qualquer Proença ou Kelvin desequilibram a balança), pelo que ainda estamos a haver cinco pontos.

Sem comentários: