origem

domingo, setembro 01, 2013

Do mal, o menos

Se me dissessem antes do jogo que iríamos empatar (1-1) no WC, consideraria um mau resultado. No final da partida, e com as incidências que houve (não me recordo, assim de repente, de um jogo nosso em que tivéssemos que fazer as três(!) substituições por lesão), acabou por não ser mau. De qualquer modo, e com a (previsível) vitória dos assumidamente corruptos em Felgueiras frente ao Paços de Ferreira, estamos já a cinco pontos deles à 3ª jornada…

Para (não) variar nos últimos anos, a nossa 1ª parte no WC foi horrível! Pouca coordenação entre os sectores, não conseguíamos sair com a bola jogável, porque causa da pressão da lagartada e, claro, sofremos o golito da ordem logo aos 10’, numa jogada em que o Montero parte de fora-de-jogo. Respondemos com uma cabeçada do Rodrigo à barra e um grande falhanço do Salvio, mas foi muito pouco para o que se esperava. Uma bolada em cheio na cara tirou o Enzo Pérez do jogo (entrou o Ruben Amorim) e o Salvio colocou mal o pé no chão, lesionou-se no joelho, e também teve que sair (entrando o Markovic) perto do intervalo.

Logo no início da 2ª parte, o Gaitán fez um centro e ficou agarrado à coxa, pelo que entrou o Cardozo (regresso que saúdo veementemente, como é óbvio!) e passámos a jogar com três pontas-de-lança e um avançado (Lima, Rodrigo, Cardozo e Markovic). Sou um grande fã do Tacuara, mas achei um bocado precipitado da parte do Jesus fazê-lo entrar. Jogou na fezada, embora tivesse o Djuricic e, principalmente, o Sulejmani no banco. O que é certo é que melhorámos durante um bom período e o Markovic fez o empate aos 65’ numa grande jogada individual, em que passou por quatro lagartos e meteu a bola por baixo das pernas do Rui Patrício. A lagartada tremeu, mas não conseguimos aproveitar os minutos seguintes para marcar. Nos últimos 15’, o jogo virou de sentido e, com quatro avançados, era natural que não fôssemos a melhor equipa do mundo a defender, pelo que eles nos pressionaram um bocado, mas o resultado felizmente não se alterou.

Destaque individual ÓBVIO para o Markovic. Gozemos bem este anito que ele vai cá estar, porque com esta qualidade é quase impossível que o consigamos manter durante mais tempo. E, se não vendermos ninguém até ao fecho do mercado, vamos lá ver se ele não vai já em Janeiro… Se marcar um ou dois golos destes na Champions, é bem possível que isso aconteça. Também gostei do modo como o Ruben Amorim entrou no jogo, embora o Enzo Pérez estivesse ligeiramente melhor do que no jogo passado e o Luisão fartou-se de cortar bolas. Todos os outros jogadores estivem muito medianos, com o Salvio ainda longe da forma que tinha antes da lesão (e como vai parar novamente, ainda vai demorar mais tempo a recuperar o nível exibicional), o Maxi muito longe do que já foi e o Matic ainda sem estar no ponto. Os dois pontas-de-lança não existiram durante quase o jogo todo (excepção à cabeçada do Rodrigo à barra) e, sinceramente, ainda estou para ver qual é a vantagem do Cortez em relação ao Melgarejo… O Cardozo teve dois ou três toques interessantes, mas está naturalmente ainda com pouco ritmo.

O campeonato vai agora parar por causa das selecções, o que até é bom para nós por causa das lesões e para ver se o Tacuara adquire mais ritmo. Cinco pontos já é uma distância considerável, especialmente se levarmos em linha de conta que deveríamos ir ao antro na última jornada já campeões, porque senão arriscamo-nos a ver um filme já muito visto. Ou seja, teremos de lhes recuperar oito pontos. As coisas não estão nada famosas…

P.S. - O Sr. Hugo Miguel não inclinou tanto o campo como eu estava à espera, mas, para além do fora-de-jogo no golo, há um agarrão ao Cardozo na grande-área já muito perto do final da partida que, se fosse ao contrário, ou com outra equipa às riscas como interveniente, certamente que seria assinalado.

Sem comentários: