origem

sábado, novembro 17, 2012

Em frente

Num jogo bastante complicado, vencemos em Moreira do Cónegos (2-0) e qualificámo-nos para os oitavos-de-final da Taça de Portugal. Perante a equipa que eliminou a lagartada na ronda anterior, fomos sempre superiores, mas o enorme domínio não se traduziu em muitas situações claras de golos e quando as houve a falta de pontaria imperou.

Dois meses depois, o regresso do capitão Luisão foi o grande destaque da partida. O Jesus aproveitou igualmente para fazer várias alterações, porque entre jogadores lesionados e o regresso das selecções tivemos alguns indisponíveis. Tal como disse o nosso treinador no final, a 1ª parte jogou-se quase exclusivamente no meio-campo do Moreirense. Tivemos algumas boas oportunidades (Nolito, Luisinho e Rodrigo), mas estava difícil a bola entrar. Por outro lado, o Sr. Duarte Gomes resolveu certamente expiar os três penalties do Benfica – V. Guimarães da época passada e deixou passar pelo menos três lances muito duvidosos na área a nosso favor (abalroamento do Lima pelo guarda-redes, considerou que um empurrão ao Luisinho foi carga de ombro, quando na 2ª parte assinalou falta numa carga de ombro que o Gaitán fez, e um choque entre o mesmo Luisinho e um defesa, quando o nosso jogador tinha chegado primeiro à bola e a tinha desviado).

Na 2ª parte, continuámos a atacar em quantidade e abrimos o marcador através de um canto, com um remate cruzado do Matic que bateu num defesa e entrou aos 59’. O mais difícil estava feito, mas era necessário marcar o 2º golo para ficarmos descansados. Isso não aconteceu, o Moreirense alterou o seu esquema de jogo e começou a acercar-se da nossa baliza. A 12’ do fim, uma das torres de iluminação apagou-se e esteve-se mais de 20’ sem jogar. Quando o jogo se reiniciou, tivemos pelo menos quatro passes transviados no meio-campo que poderiam ter criado bastante perigo para a nossa baliza. Felizmente, alguma aselhice do adversário conjugada com centrais imperiais impediram que isso acontecesse. No último minuto de descontos, uma boa abertura do Ola John desmarcou o Gaitán que assistiu o Cardozo (entretanto entrado) para o golinho da ordem, que selou a nossa vitória.

Inevitável destaque para o Matic, não só pelo golo que marcou, mas por ser quase sempre o primeiro elemento que construía o nosso ataque. No dia do regresso do Luisão, foi o Jardel a dar mais nas vistas (julgo que ninguém passou por ele). O Paulo Lopes também se revelou seguro na baliza. Continuo a não gostar da forma do Bruno César, o Nolito foi desaparecendo do jogo e o Gaitán andou desaparecido até surgir no 2º golo.

Objectivo cumprido e aguardemos pelo sorteio. Já agora, se não fosse pedir muito, gostaria de ter um jogo na Luz, já que há mais de um ano que Taça de Portugal é sempre sinónimo de jogo fora.

P.S. – Para além dos lances duvidosos na 1ª parte, o Sr. Duarte Gomes teve umas quantas decisões incompreensíveis, nomeadamente a não-marcação de faltas a nossa favor em lances óbvios. Neste capítulo, o Cardozo continua a ser o maior, já que raramente é assinalada falta sobre ele…

Sem comentários: