origem

domingo, agosto 07, 2011

Preview

Vencemos a Eusébio Cup ao derrotar o Arsenal por 2-1. Foi uma exibição boa da nossa equipa, especialmente na 2ª parte onde já tivemos um cheirinho daquilo que desejamos venha a ser a época. A partir da agora, acabaram os encontros particulares e já é tudo a doer.

Entrámos bem na partida, mas fomos perdendo gás ao logo do 1º tempo. Com uma equipa de não-titulares do meio-campo para a frente, mostrámos alguma dinâmica, mas o Arsenal, com a sua melhor formação, acabou por se conseguir superiorizar e fazer o 1º golo aos 34’. Na 2ª parte, entraram os titulares da Turquia e tudo se alterou. Maior dinamismo, maior rapidez na troca de bola, combinações com elevado grau de nota artística, como diz o Jesus, e óptimas desmarcações deixaram-nos com água na boca. Chegámos à igualdade pelo Aimar aos 50’, numa excelente combinação com o Nolito, e o espanhol voltou a facturar aos 60’ com um bom remate fora da área. Até final da partida, conseguimos controlar o Arsenal, que praticamente não criou perigo e fomos uns justos vencedores.

Individualmente, o Aimar, Nolito e Witsel voltaram a ser dos melhores. A estreia do Capdevila também foi positiva e, mais dia menos dia, o lugar vai ser dele. A dupla de centrais teve uma partida mais trabalhosa que as anteriores, porque o Van Persie & Cia sempre são mais perigosos que os turcos. Gostei do dinamismo do Bruno César no início da partida, mas foi-se esfumando ao longo do tempo. Nota-se que ele e o Enzo Pérez ainda não estão bem sintonizados com o nosso ritmo de jogo, o que também é habitual. O Eduardo foi titular, o que é bom para lhe ir dando minutos, já que espero que não os tenha nos jogos a sério, porque continuo com a melhor das impressões em relação ao Artur. O Matic continua a não me convencer para fazer de Javi García, porque se arranja demasiado à bola, mas é uma situação que pode ser corrigida. Finalmente, uma palavra para o Urreta que, em cinco minutos, voltou a demonstrar que é um jogador que tem mais que lugar no plantel.

Na próxima 6ª feira, abrimos a Liga em Barcelos e não se espera menos que uma vitória. É fundamental entrar bem no campeonato, porque para abébias já bastou a época passada. Em relação a esta variante táctica do Jesus, com mais um médio e menos um ponta-de-lança (4-2-3-1), é perfeita para jogos europeus, mas perante equipas nacionais, que se fartam de defender, é escusada. Até porque, só com o Saviola a ponta-de-lança, perdemos presença na área. No entanto, temos aqui um problema agradável que é onde inserir o Witsel no 4-1-3-2 habitual. O ideal, como diz o meu amigo Artur Hermenegildo, seria jogar com 12… :-)

P.S. – Calhou-nos o Twente do Co Adriaanse para o play-off da Champions. Era a equipa intermédia daquelas que nos poderiam calhar, mas há boas perspectivas de seguir em frente. A nossa história recente com os holandeses não é má e espera que se mantenha assim.

Sem comentários: