origem

terça-feira, abril 26, 2011

Terceira consecutiva

Vencemos o Paços de Ferreira por 2-1 e conquistámos mais uma vez a Taça da Liga. Foi uma vitória bastante difícil, porque nos ressentimos do esforço da 4ª feira anterior e porque o adversário é uma equipa que joga um futebol muito positivo. Fizemos uma 1ª parte agradável, em que pressionámos o Paços e realizámos boas movimentações atacantes. Na 2ª parte, as coisas foram bastante diferentes e acabámos o jogo a sofrer.

Entrámos bem na partida e poderíamos ter marcado logo nos primeiros minutos, quando o Saviola atirou ao poste. Chegámos à vantagem numa insistência do Fábio Coentrão aos 17’, que cruzou milimeticamente para a cabeça do Jara. Por volta da meia-hora, o Sr. Pedro Proença assinalou uma pretensa falta do Maxi Pereira na área, mas o Moreira defendeu o penalty. Aos 43’, fizemos o 2-0 na sequência de um livre do Carlos Martins e uma assistência do Luisão para o Javi García rematar perfeitamente à vontade. Mesmo antes do intervalo, o Sr. Pedro Proença resolveu mostrar mais uma vez a peça que é ao não marcar um derrube nítido ao Saviola dentro da área. Deveríamos ter ido para intervalo com uma vantagem de três golos.

A 2ª parte foi completamente diferente. Demos o berro em termos físicos e o Paços de Ferreira passou a controlar o jogo. Tivemos o azar acrescido de o Luisão ter feito um autogolo aos 49’, num lance em que a bola iria calmamente até ao nosso guarda-redes. Soubemos sofrer, o Moreira esteve em grande e o Jesus também ao não cometer os erros que fez contra o CRAC e colocando aos 60’ o Airton em jogo para fechar o meio-campo. Em termos atacantes, não fizemos quase nada e a nossa melhor oportunidade foi um cabeceamento de um defesa do Paços em direcção ao seu próprio poste.

Em termos individuais, o Moreira foi indiscutivelmente o melhor, não só pela defesa do penalty, como por outras duas ou três na 2ª parte. O Aimar também esteve bastante bem, ao comandar todo o nosso jogo atacante na 1ª parte e a sacrificar-se defensivamente na 2ª. Gostei igualmente do Jardel, pela sobriedade e simplicidade de processos, embora algumas saídas atacantes me tenham quase congelado o sangue. Em termos negativos e estou perfeitamente à vontade para o dizer, porque sou um grande fã dele, esteve o Cardozo. Lento, a falhar quase todos os cabeceamentos e quase desligado do jogo, foi uma lástima. Igualmente em nítida baixa de forma está o Saviola, embora nunca se lhe possa apontar a falta de vontade.

Tínhamos tudo a perder neste jogo, porque se fôssemos derrotados seria uma catástrofe e ganhando pouca gente ligaria. É um troféu oficial, é importante, mas não nos vai salvar a época. Aliás, com a tragédia do jogo da Taça, só a conquista de uma prova europeia, algo que nos escapa há 49 anos, é que o pode fazer. Temos de dar a resposta a isto já na próxima 5ª feira…


P.S. - Foi bonito o que se passou no final do jogo, aquando da entrega da Taça, com os jogadores das duas equipas a aplaudirem-se mutuamente. É pena que isto seja impossível com outros clubes que têm um discurso bélico constante, em especial contra aqueles que não se prestem a vassalagem. Mas esses também nunca irão passar da dimensão de quintal, por mais títulos que ganhem.

Sem comentários: