origem

quinta-feira, outubro 21, 2010

Sem andamento

Perdemos em Lyon (0-2) e deixámos de ter margem de manobra nos próximos jogos para nos qualificarmos para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Foi uma partida que não nos correu nada bem e que demonstrou que ainda nos falta um bom bocado para podermos ganhar jogos a estas equipas mais cotadas.

Não entrámos mal na partida, com vontade de assumir o jogo, o que é sempre uma atitude salutar. O problema foi que desde o início errámos imensos passes. E, mais uma vez tal como em Gelsenkirchen, cometemos erros inadmissíveis que nos custaram o 1º golo. O Carlos Martins, que até estava a fazer um jogo muito razoável, perdeu infantilmente uma bola no nosso meio-campo, da qual resultou o golo do Lyon aos 21’. Os franceses eram bastante mais rápidos do que nós nas disputas de bola e naturalmente chegavam mais depressa à nossa baliza. Perto do intervalo, o Gaitán dominou mal uma bola e fez uma falta, disparate que lhe custou o segundo amarelo e a natural expulsão. As coisas tornavam-se muito complicadas.

O Jesus manteve a equipa para a 2ª parte, uma decisão que se revelou errada. O Lyon entrou a todo o gás e massacrou-nos durante os primeiros 15’, conseguindo o 2º golo aos 51’ pelo Lisandro. Nesta altura, cheguei a temer uma goleada, tal o desnorte que evidenciávamos. Curiosamente, ou talvez não, foi a entrada do César Peixoto para o lugar do inoperante Saviola que reequilibrou a equipa e tirou fôlego atacante aos franceses. No entanto, nunca chegámos a criar verdadeiro perigo e o Lyon controlou sempre o jogo, pelo que a vitória deles é mais que justa.

Individualmente, destaco o Fábio Coentrão e o Roberto. Digo desde já que será uma decisão péssima a todos os níveis se vendermos o Coentrão por menos dos 30 milhões da cláusula de rescisão. Sim, porque a jogar desta maneira e com esta consistência, infelizmente não o veremos muito mais tempo no Benfica. O guarda-redes espanhol fez algumas óptimas defesas na 2ª parte e está nitidamente a subir de forma. Se bem que bom, bom seria se tivesse feito uma defesa impossível no lance do 1º golo. O Kardec também esteve muito regular na luta desigual perante os centrais contrários. Todos os outros estiveram sofríveis, especialmente o Maxi Pereira, David Luiz e Saviola. A má forma destes três explica muita coisa desta nossa falta de andamento para estes jogos. Como diz um amigo meu, é favor devolverem os originais do ano passado que os clones deste ano não estão à altura…

Já referi várias vezes que eu gosto é de títulos, pelo que prefiro ganhar cinco Ligas Europa do que ir cinco vezes às meias-finais da Champions. Isto para dizer que se formos parar à Liga Europa não será um desastre, mas é óbvio que espero que o Benfica ganhe os próximos jogos e, portanto, continue na Liga dos Campeões. No entanto, estejamos conscientes que o nosso grande objectivo é o campeonato e é para aí que temos que apontar todas as nossas baterias. Dito isto, é fundamental ganhar frente ao Portimonense no Domingo.

6 comentários:

Anónimo disse...

Como é possível tanto erro e desinteresse numa equipa campeã?

http://forcamagicoslb.blogspot.com/

Anónimo disse...

1-Tenho dúvidas que o gr espanhol não pudesse ter feito mais e melhor no lance do 1º golo. Revê o lance e vê se não tenho razão.
No 2º golo nada a apontar a ele.
Quanto "às óptimas defesas" que falas, não vi nada de especial. Vi boa elasticidade a levantar-se do chão, sim, mas na mais vistosa defesa, a bola vai direita a ele.
2-Necessitávamos era de um gr que fizesse a diferença, que desse pontos ao Benfica, que fizesse de vez em quando as tais defesas impossíveis.
E por 8,5 milhões de euros (eu não me esqueço)temos o direito de exigir melhor, muito melhor.
3-Quanto a sair da baliza E agarrar bolas, continua a ser muito, muito fraquinho.
ruibaptista

S.L.B. disse...

Rui: no lance do 1º golo ele não tem culpa. A bola é difícil, não é impossível, mas a maior parte dos guarda-redes não a defenderia. Nos outros lances, há uma série de 3 defesas consecutivas, em que a jogada até é cortada por fora-de-jogo, mas quando ele as fez nem ele, nem o avançado sabiam do fora-de-jogo.

Ele está a melhorar, isso é óbvio para mim. Mas também é óbvio que nunca valerá os 8,5M€ que pagámos por ele. Só que isso é outra questão... O problema aí já não é dele, mas de quem o foi buscar por aquele preço...

joão carlos disse...

Mais do que não ter feito a primeira substituição mais cedo foi não ter alterado o posicionamento dos jogadores que entraram para a segunda parte o que se traduziu num buracão do lado esquerdo que eles aproveitaram para transformar numa cratera. E viu-se bem o erro nem foi preciso por um grande jogador bastou por lá alguém como o Peixoto.
Acrescento apenas mais um jogador aos três que referiste o Javi Garcia o Javi do ano passado teria chegado este ano dado que ainda não atingiu os valores do ano passado é preciso contra as equipas mais fortes mais alguém que o ajude.

Anónimo disse...

Caro Amigo,

Podias era comentar a ausência do nosso Presidente...num momento tão IMPORTANTE para a nossa equipa e clube!!

Caso não saibas o nosso Presidente, em vez de estar presente no jogo de hoje para apoiar o clube do qual é Presidente...NÃO...estará presente em Angola...para ver o jogo que decide o campeonato Angolano!!


PRIORIDADES...depois, admirem-se que o clube esteja como está...quando se prefere ir a Angola, ver um jogo do campeonato Angolano e fazer alguns negócios...em vez de estar na LINHA DA FRENTE...DA BATALHA...do clube que é Presidente!!

DISTO NINGUÉM FALA!!

Enfim...é os adeptos e sócios do benfiquinha que hoje temos...

Kallou

Anónimo disse...

É que o presidente já sabe que o campeonato este ano tá perdido.
O slb na actualidade só tem estaleca para ganhar de 4 em 4 anos ou mais.......
É a realidade.