origem

domingo, janeiro 31, 2010

Grande jogo

Vencemos o V. Guimarães e pela 2ª vez nesta época temos uma sequência de quatro vitórias seguidas (a outra série só parou nas sete) para o campeonato. Pode parecer de somenos importância, mas infelizmente nos últimos anos isso tem sido mais a excepção do que a regra. O V. Guimarães tem sido um pouco a nossa besta negra quando o defrontamos em casa (eliminação da Taça de Portugal este ano e quatro jogos seguidos em que não sofreram golos na Luz) e confesso que estava apreensivo com este jogo. No entanto, voltámos a fazer uma exibição agradável numa partida que foi das melhores que assisti na Luz este ano.

Entrámos bem e o Cardozo poderia ter sido mais expedito a rematar logo nos minutos iniciais (aliás, o paraguaio esteve estranhamente perro neste jogo). O V. Guimarães fechava-se bem, mas nunca descurava o contra-ataque. No entanto, conseguimos chegar à vantagem aos 17’ pelo Aimar num lance em que ele tentou desmarcar o Cardozo, a bola foi interceptava, voltou para ele que se isolou e bateu o Nilson (lá se foi a bonita soma de quatro jogos seguidos dele sem sofrer golos na Luz...). Como é habitual, nos minutos que se seguiram tentámos ampliar a vantagem, mas alguma indecisão na hora do remate (nomeadamente do Cardozo) impediu que isso acontecesse. Contra o que era expectável, até porque só fez dois remates na 1ª parte, o V. Guimarães empatou aos 32’ num boa jogada de contra-ataque finalizada pelo Nuno Assis (se estivesse no Benfica, de certeza que a bola seria defendida pelo guarda-redes ou iria para fora...). Até final da 1ª parte, pressionámos, tivemos alguns cantos, mas a melhor oportunidade foi um quase autogolo de um defesa contrário.

Voltámos a entrar fortes no 2º tempo, como tem sucedido ultimamente, e fizemos o 2-1 aos 50’ pelo Carlos Martins (foi titular porque o Ramires não estava em condições), num remate rasteiro depois de uma assistência do Aimar. A velocidade da partida aumentou em relação à 1ª parte e voltámos a marcar aos 60’, outra vez pelo Carlos Martins, num fabuloso remate de fora da área. Quem pensou que o jogo estava acabado, enganou-se redondamente. O V. Guimarães, provando que sabe jogar à bola e que o Paulo Sérgio é um bom treinador, continuou a criar-nos problemas na defesa, mas nós também não tivemos por vezes o discernimento de acalmar o jogo. Queríamos fazer tudo depressa e bem, os jogadores entusiasmavam-se e perdíamos a bola em zonas perigosas. Para piorar a situação, o Carlos Martins, mostrando mais uma vez que é um jogador desequilibrado, fez-se expulsar aos 72’ ao meter o braço à bola quando já tinha um amarelo. O Jorge Jesus fez logo entrar o Rúben Amorim para o lugar do Aimar e finalmente acalmámos. Pouco depois, o Cardozo tem a perdida do ano ao correr isolado desde o meio-campo, mas permitindo a defesa do Nilson. Disse o Jesus no final que ele estava ansioso porque queria marcar um golo para dedicar ao Cabañas, companheiro da selecção que foi baleado no México. Espero bem que seja essa a razão, porque ele esteve estranhamente ansioso na altura do remate. Até final, ainda permitimos uns quantos remates ao adversário e o Éder Luís atirou a habitual bola ao poste.

Individualmente é incontornável o destaque ao Carlos Martins, com a ressalva que ele tem que se controlar mais emocionalmente. A sua escusadíssima expulsão poderia ter-nos provocado muitos problemas. O Aimar também esteve excelente a pautar o jogo ofensivo e o Di María está em boa forma. Curiosamente ganhámos 3-1 numa partida em que os piores jogadores do Benfica foram o Cardozo e o Saviola, provando que também são humanos e têm direito a um dia mau.

Vamos entrar numa série infernal com jogos de três em três dias. A onda vermelha (52.616 espectadores nesta partida!) deve já continuar na próxima 4ª feira com a recepção à U. Leiria. Como é um encontro antecipado, temos tudo para ficarmos já à frente no campeonato e colocarmos pressão nos adversários. E só não estamos já isolados em 1º, porque os lagartos, comprovando definitivamente (como se houvesse dúvidas...) que não servem mesmo para nada, foram perder a Braga...

2 comentários:

Nano_Neutel disse...

Eu adorei a raiva dentro de campo do Carlos Martins (pronto não convém exagerar muito, senão ainda temos sumaríssimos por excesso de fúria dos nossos jogadores) e o restante plantel devia jogar com este tipo de raiva mais vezes, precisamos de calar muitas bocas ainda abertas a falar de tretas de arbitragem (quando se viu cenas no Funchal que enfim já nem vale a pena comentar).

Agora vamos fazer uma coisa boa mesmo que algo dura, antecipar o jogo com o Leiria. Se ganharmos pressionamos os adversários que vai ser uma maravilha :)

Força SLB!

m. lopes disse...

Boas

Tudo sobre o Desporto Nacional e Internacional está no blog "Gritos do Desporto", visita e comenta.
___________________________________
http://www.gritosdodesporto.blogspot.com/


ps: será que nos podias adicionar à tua lista de links, faremos o mesmo..


abraço