origem

quinta-feira, janeiro 08, 2009

Boa resposta

Vencemos em Guimarães (2-0) para a Taça da Liga e estamos na frente do nosso grupo. Como os dois próximos encontros vão ser em casa (Olhanense e Belenenses), temos obrigação de ficar em 1º lugar e assim ter uma boa possibilidade de jogarmos em casa na meia-final (o maior número de pontos e o goal-average vai determinar isso em relação aos vencedores dos outros grupos). Esta partida nada teve a ver com a da Trofa e, se lá tivéssemos mostrado ¼ desta ambição e deste querer, teríamos certamente ganho.

Para a subida de produção da equipa muito contribuiu o regresso do Katsouranis. O grego é hoje em dia dos jogadores mais fundamentais do Glorioso e é com muita preocupação que leio algumas das suas declarações a dizer que se quer ir mesmo embora no final da época por causa das 10h que demora uma viagem entre Lisboa e Atenas. Não seria mais barato alugar um avião que semanalmente fizesse essa ligação directa do que tentar encontrar um jogador com a mesma categoria do Katsouranis por um preço compatível com o nosso orçamento? Creio bem que sim. Outra novidade em relação à Trofa foi a entrada do David Luiz para a lateral-esquerda e é indesmentível que ele esteve muito bem nesta partida. Não é a posição em que gosto mais de o ver, mas neste momento não tem lugar a central, já que o Luisão é intocável, o Sidnei é a revelação do campeonato e o Miguel Vítor é uma muita válida opção.

Não poderíamos ter tido melhor entrada na partida já que aos 9’ colocámo-nos na frente na sequência de um canto em que o Katsouranis surgiu muito bem ao primeiro poste e marcou. É pena que tenhamos deixado de explorar este filão, já que na sua primeira época no Benfica o grego marcou muitos golos desta maneira. Pode ser que, depois disto, as coisas voltem a ser o que eram. Este canto surgiu depois de uma óptima jogada atacante, em que o Aimar cabeceou, o Nilson defendeu à queima-roupa e, na recarga, o Di María rematou para uma nova intervenção do guarda-redes. Estando na frente do marcador, controlámos perfeitamente a partida e até ao intervalo ainda pudemos ver o fora-de-jogo mais mal assinalado da história do futebol mundial. Eram quatro, q-u-a-t-r-o(!), jogadores a colocarem o Di María em jogo, mas o fiscal-de-linha (Valter Oliveira ou Luís Marcelino, não sei qual deles) como viu que ele e o Suazo ficariam isolados frente ao guarda-redes, resolveu cortar a jogada. E, claro que apesar de o Gregory ter arrancado o Suazo pela raiz, o primeiro cartão amarelo teria de ser para um jogador do Glorioso, neste caso, o Yebda.

Na 2ª parte a tendência do jogo alterou-se um pouco, já que o V. Guimarães teve mais preponderância na posse de bola, mas não criou uma única real oportunidade de golo. A partida manteve-se numa ritmo relativamente baixo, que nos convinha na perfeição, até que aos 81’ demos a estocada final com um bom pontapé do Carlos Martins depois de um centro do Ruben Amorim, na sequência de um contra-ataque bem delineado. Pode ser que este golo o motive a voltar às boas exibições de início de época.

Para além do Katsouranis e David Luiz, também gostei do Aimar (espero que este jogo marque o início da sua subida de produção), do Suazo (é um autêntico bulldozer), do Miguel Vítor (um corte defeituoso não mancha uma exibição cheia de personalidade) e do Luisão (mas este é já um habitué
). O Yebda esteve igualmente uns furos acima do que fez nos últimos jogos, assim como o Ruben Amorim que entrou ainda na 1ª parte para substituir o Balboa (que, se continua assim, duvido que jogue mais no Benfica). O Moretto mostrou-se seguro, mas eu não sou nada fã daquelas fintas aos atacantes...

Vejamos se esta vitória tem desenvolvimento nos próximos jogos, mas devo dizer que é com bastante pena que não joguemos mais em Guimarães este ano. Três jogos, três vitórias e três exibições muito personalizadas foram o saldo desta época. Nada mau.

3 comentários:

Anónimo disse...

Neste jogo fomos sólidos, mas também tivemos sorte. Após mais um golo falhado frente ao GR, lá conseguimos marcar de bola parada (a nossa salvação) o que nos tranquilizou e permitiu fazer o jogo como queríamos. Destaco o jogo soberbo que o Katso fez. Foi simplesmente de alto nível. Apesar de mtos jornais darem má nota ao miúdo Miguel Vitor eu gostei da exibição dele. Incomoda-me os tabloides e anormais como Cajuda dizerem que o guimaraes foi prejudicado, devido ao penalty por assinalar quando nessa altura o resultado estaria 2-0 (fora-de-jogo irreal assinalado ao DiMaria que ficou isolado com o Suazo a seu lado para só ter de encostar, após passe "do outro mundo" do Aimar. ate que enfim vejo um passe daqueles tipo de um jogador do seu nivel, pena q o anormal da bandeirola tenha invalidado estupida e cegamente) e a jogar com menos 2 jogadores (2 agressoes ao minuto 1 e ao minuto 50 que deviam ter dado em expulsao directa) em campo.
Sobre o Tia Maria mais uma vez nao surpreendeu e fez o que tem feito...nao conseguiu fintar nem rematar nem centrar nem acertar passes para a frente...nao consigo que ele me faça mudar de opiniao sobre ele, raios que o puto é mesmo um impecilho inconcequente na equipa!
Devo dizer que receio os efeitos da substituiçao do Balboa (nao estava a ser tao mau por exemplo como o Tia Maria) sobre o jogador ainda para mais depois das declarações do Quique...parece-me que conseguiu destruir de vez este jogador que começava a ganhar alguma moral para tentar mudar a opiniao generalizada que todos temos até agora dele...
Para finalizar quero apenas dizer que me agradaram bastante as declarações do Carlos Martins no final de um jogo em que festejou o golo a bater com a mao no peito com (parecia) orgulho e raça! Deu a cara em nome dos jogadores, assumiu e dedicou tudo aos adeptos!
Gostei!
Numa semana vamos ter 3 jogos na Luz e espero que agora frente aos seus sócios saibam continuar a dar a resposta rumo aos objectivos e não se esqueçam que não é num jogo só que tem de se esforçar!

Rui disse...

Mas alguém esperava outra coisa se não uma grande atitude????? É O BENFICA CAROS AMIGOS!!!

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=wIE78ms2Pzk ---> Pior fora-de-jogo desta liga

Agora o do Di Maria foi mau de mais também, percebeu-se logo que o jogador estava em jogo