origem

sexta-feira, novembro 28, 2008

Naufrágio

Nada fazia prever uma derrota copiosa na Grécia frente ao Olympiakos (1-5). Foi um jogo como há muito não via. Cada ataque dos gregos era cada bola dentro da nossa baliza. Sofrer um golo aos 40 segundos(!) e três aos 23’ é quase de equipa de amadores. Ainda por cima, todos os golos foram falhas clamorosas da nossa defesa.

Foi estranho ver a apatia geral que se abateu sobre todos os jogadores. Houve muito poucas alturas do jogo em que a equipa esteve concentrada, o que não é nada normal. A dupla de centrais (David Luiz e Sidnei) foi um desastre completo. Espero que finalmente se tenha percebido a importância da experiência do Luisão na equipa (embora ele só não tivesse jogado hoje por estar lesionado). O nº 25 não teve uma única(!) acção positiva durante toda a partida e o Maxi também não se salvou do naufrágio. O próprio Quim poderia ter feito mais em dois ou três golos, especialmente no último em que cobriu muito mal o ângulo. O único que actuou em plano aceitável foi o Binya e, a espaços, o Reyes. O Ruben Amorim nem parecia o mesmo de Coimbra. O Yebda pura e simplesmente não existiu (tirando o pontapé de bicicleta) e o Suazo e Nuno Gomes andaram perdidos em campo, com o hondurenho mesmo assim a falhar duas oportunidades flagrantes. Os substitutos (Urreta, Balboa e Carlos Martins) tentaram animar um pouco a coisa, mas o resultado já estava feito.

De uma das últimas vezes em que sofremos uma derrota igualmente estrondosa, chegámos ao fim da época com o campeonato e a Taça de Portugal ganhos. Já lá vão 22 anos, mas espero que a equipa se inspire nisso e repita a façanha este ano. Seremos muito provavelmente afastados da Taça Uefa, o que irá constituir uma tremenda desilusão. É bom que os jogadores se capacitem que até agora ainda não ganhámos nada e acabámos de perder um dos grandes objectivos da época. Mas não é caso para deixarem que este péssimo resultado influencie negativamente a carreira do Benfica no campeonato.

12 comentários:

Anónimo disse...

"De uma das últimas vezes em que sofremos uma derrota igualmente estrondosa, chegámos ao fim da época com o campeonato e a Taça de Portugal ganhos. Já lá vão 22 anos"


Derrota igualmente estrondosa, 22 anos?
Em que ano foi quando o
Porto venceu por 0-5 na antiga Luz e o benfica perdeu por 7 com o Celta?

Algo me diz que é muito menos do que 22 anos.

Pedro disse...

o Quim é uma autêntica pata choca. Nunca seremos capazes de dar o salto qualitativo q pretendemos com aquela abécula na baliza. Tudo o q é cruzamento para a pequena área ele "come" e depois temos o já conhecido "Golo À Quim" em q ele, com a sua "enorme" estatura resolve adiantar-se no terreno e qqr simples remate por alto é golo. Lindo.

E com muito melhor disponível...ó Quique abre os olhos!!!!!

Rui disse...

Ontem cheguei a casa depois do jogo, liguei o pc, fui ao www.slbenfica.pt, registei-me e fiz-me sócio do benfica!

joemorales disse...

Rui Branco boa atitude.

Uma desgraça, mas contra uma equipa que nos últimos 11 anos ganhou 10 campeonatos (num campeonato mais forte que o nosso).

Uma dupla de centrais com 20 anos de média, que nunca jogaram juntos e ainda por cima mal apoiada pelo traidor nº 25. David Luís com subidas algo disparatadas em que deixava o Sidnei completamente desamparado. Perdemos bem, claro que me custou ver 5 remates e 5 golos, mas pode ser que isto seja o melhor que nos aconteceu. Meter os pés na terra e continuar a trabalhar rumo à dobradinha.

Tenho confiança nesta equipa e nestes elementos da equipa técnica. No Presidente e, claro, no também ENORME Rui Costa.

Saudações ORGULHOSAMENTE Benfiquistas.

LF disse...

Onda vermelha rumo ao título.
Vamos encher a Luz na segunda-feira, e mostrar o que é o Benfica.

Parabéns Rui Branco. Assim é que é um Benfiquista !

S.L.B. disse...

Lamenta-se a iliteracia de alguns anónimos. "Uma das últimas vezes" não é o mesmo que "a última vez".

Rui Branco: muitos parabéns! É assim mesmo, ser benfiquista nos bons momentos é muito fácil. Mas os verdadeiros vêem-se é nos maus. (Se bem que já deverias ter-te feito sócio há mais tempo... :-)

Rui disse...

S.L.B.: É a única magoa que tenho é não me ter feito sócio a mais tempo, mas ontem senti essa necessidade mais do que nunca! Fiquei danado ver gente que se diz do Benfica denegrir com as suas opiniões um século de glorias! Logo, só pude responder fazendo-me sócio do maior clube do mundo!

Anónimo disse...

É por haver benfiquistas que aceitam tudo o que lhes impingem que hoje estamos onde estamos...
Então, a equipa joga a merda que se vê, arrasta-se pelos campos numa atitude de gozo com os sócios e adeptos e de desrespeito pela instituição, e vocês acham que ser benfiquista é aceitar isso e ir a correr fazer-se sócio?1?
Eu sou sócio há já alguns anos, mas não me contento com a medicocridade, fds!!! É preciso exigir!!!
Exigir atitude, respeito, entrega, profissionalismo.
Dessem os atletas metade daquilo que podem dar e as coisas seriam bem diferentes, concerteza!!!
Haja vergonha, cabrões do caralho!!!

... disse...

este anonimo que acaba de comentar e o chamado "falso benfiquista".
o "falso benfiquista" e a primeira razao das derrotas do benfica - so fica satisfeito com cabeças a rolar, bodes expiatorios.

o "verdadeiro benfiquista" e aquele que da o passo em frente e assume e diz: se reclamo merito quando ganho, assumo parte da culpa quando perco.

o falso benfiquista gosta muito de aparecer quando ganha. quando perde, limita-se ao insulto, critica destrutiva, etc. e depois arrasta mais uns quantos nisso e prejudica a equipa.

falta de facto cultura desportiva. e que esse falso benfiquista no fundo e um falso desportista. para ele, se perde, tem que haver um sacrificio humano. ele nao admite que no desporto tambem se perde e existe uma coisa chamada adversario. e mete na cabeça, porque nao tem humildade, que a sua equipa tem obrigacao, sei la, historica, de ganhar sempre "quinje a jero".

... disse...

Uma vergonha, a rtp. Quim sofre um frango enorme, pois sofre, e um adepto pode dizer isso, seja ele vermelho ou verde ou azul. Mas um "jornalista" profissional, PAGO PELOS IMPOSTOS DE TODA A GENTE, E COM UM CÓDIGO DEONTOLÓGICO A RESPEITAR, não pode insultar nenhum jogador, e o comentador fez, rindo-se: "piu piu piu piu piu". Se fosse um guarda redes do porto, e o comentador fizesse isto, era despedido como sabemos. Aliás, quando nuno sofreu o golo na figueira da foz, o mais que se ouviu foi que o golo foi "esquisito". E o mesmo na recepção ao Kiev. Sabemos que um jornalista que em tempos criticou vítor baía nunca mais teve emprego...

TODOS OS BENFIQUISTAS DEVEM ENVIAR PARA O PROVEDOR DA RTP UM E-MAIL DE PROTESTO.

S.L.B. disse...

Anónimo: mais uma frase como essa última e terás o teu comentário apagado. Outra coisa, sugiro que, como "bom benfiquista", faças o que deve ser feito: rasgar o cartão! Assim é que "eles" iriam aprender.

Anónimo disse...

Ó Remate Cruzado, estou lixado demais para te andar a dar troco. Pensei que a psicose/moda do benficómetro já tivesse terminado, com o fim do reinado do Vale e Azevedo. Se calhar estou enganado.
É evidente que cada um é benfiquista à sua maneira, e o que eu quis dizer foi que por muitos aceitarem que lhes vendam gato por lebre é que estamos onde estamos, que temos um futebol medíocre e, ao mesmo tempo, exigimos muito pouco de quem tem a obrigação de dar ao clube pelo menos tanto quanto dão os sócios e os adeptos em entusiasmo e em fervor clubístico!!!
Este a quem chamaste "falso benfiquista", apenas porque declarou que não tolera a medicoridade nem atitudes mercenárias, sabe o que é envergar uma camisola com paixão e dar o litro por ela, sabe perder e ganhar, porque já perdeu e ganhou muitas vezes, sempre respeitou os adversários (a quem chamaste "coisa") e não é, portanto, um falso desportista, também.
O que este "falso benfiquista" defende é que aqueles que envergam a camisola vermelha do Glorioso tenham por ela o respeito que lhe é devido, que a sua história exige, e que os adeptos merecem. Ou a veneração terá de ser apenas num sentido, no sentido dos clube e dos sócios para os atletas?
Por acaso foi digna a atitude da equipa hoje, particularmente depois de ter marcado o 2º golo, quando, desrespeitando e menosprezando o adversário, deixou claramente de jogar à bola? Isso é compatível com o Benfica? Se dizes que sim, então tu não sabes mesmo o que é o Benfica. A história do Benfica foi escrita com muito amor, muito suor e muita garra, coisas que dificilmente encontrarás nos mais recentes episódios do nosso futebol.
É verdade que nós nem sempre fomos melhores do que os outros, mas quisémos sempre mais do que eles ganhar. Hoje, são mais os nossos adversários quem tem essa atitude. "Nós somos muito superiores, por isso corram e trabalhem eles, que nós acabaremos por vencer, de uma forma ou de outra", pensam os nossos craques. E muitos de nós aceitam isso, alimentando um monstro que, se não for parado, nos poderá destruir, sem apelo nem agravo.
É verdade que não temos sempre de ganhar "quinje a jero", como referiste (de forma talvez deliberadamente ofensiva), mas temos sempre de correr mais do que eles, e de lutar mais do que eles. Afinal, na hora de firmar o contracto, os nossos atletas não reclamaram o facto de serem mais dotados e melhores jogadores?

PS - Deixa-me só lembrar-te que muitos dos grandes atletas desta grande instituição que é o SLB, daqueles que fizeram muito grande o Glorioso, tinham pronúncias esquisitas.

PS2 - No mais, peço desculpa aos internautas por algum exagero de linguagem, apenas possível em função do momento em que foi escrito o meu comentário. Sorry...