origem

quinta-feira, junho 07, 2007

Feriado na Catedral

Fui uma das quase 13.500 pessoas que aproveitaram o feriado para ir respirar os bons ares do Estádio da Luz e ver o Benfica – lagartos em juniores. Já tinha ido ao Seixal ver também o jogo contra eles na 1ª fase do campeonato e tínhamos perdido por 0-1. Logo nessa altura apercebi-me que a equipa deles é melhor do que a nossa, a que não será alheio o facto de eles terem mais um ano de juniores do que nós, já que a maioria da nossa equipa era juvenil no ano passado.

Hoje empatámos por 1-1 com o nosso golo a ser obtido pelo chinês Yu Dabao aos 92’. Mas mais uma vez os lagartos jogaram melhor do que nós e foi sem supresa que chegaram ao intervalo a ganhar por 1-0, com um autogolo nosso. Só que, como seres répteis e rastejantes que são, na 2ª parte resolveram passar a maior parte no chão em vez de jogarem à bola. A maca deve ter entrado umas cinco vezes (sem exagero) em campo, o antijogo e as simulações eram mais que muitas e assim foi com redobrado gozo que comemorei o golo do empate, quando já não se esperava. Tivessem eles procurado o 2º golo e não teriam empatado. Enfim, nada que não se espere de quem vem daquelas bandas.

No entanto, devo dizer que fiquei um pouco desiludido com a prestação da nossa equipa. Não sei se foi por nervosismo de estarem a jogar no relvado da Luz (embora no jogo do Seixal a exibição também tenha sido fraca), mas vi muito poucos com capacidade para actuarem pela equipa principal. Aliás, neste preciso momento não há nenhum. O chinês Yu Dabao foi naturalmente aquele em que a atenção esteve mais concentrada. Tem bom toque de bola, joga bem de cabeça, não se movimenta mal e parece ter remate fácil. Mas ainda se mostra algo imaturo em algumas acções do jogo e portanto duvido que para o ano esteja apto para a equipa principal. Todavia, espero que esteja daqui a duas épocas. Tirando este, só o defesa-esquerdo (Ruben Lima) sobressaiu, anulando algumas jogadas do nº 11 deles, um sósia do Yannick Djaló, que é muito bom de bola. Em nível mediano esteve o nosso capitão, Miguel Vitor, defesa-central, que me parece ter bom sentido posicional. No meio-campo, o Romeu Ribeiro foi uma desilusão, sendo pouco raçudo a recuperar a bola e muito lento a endossá-la. Aliás, os lagartos ganharam a maioria das bolas divididas. Outra desilusão foi o Sami, que não fez nada digno de registo durante o jogo todo. O australiano Kaz Patafta entrou a meio da 2ª parte, tem bom toque de bola, mas parece-me muito lingrinhas e esconde-se muito do jogo. Quem também poderá ser prejudicado pela sua pouca estatura é o André Carvalhas, que jogou com e a nº 10. A sua velocidade não compensou o facto de perder as bolas divididas.


Acabámos por ter alguma sorte no momento que empatámos o jogo, mas o mais importante é que alguns destes jogadores, daqui a um ano, possam estar mais maduros e consequentemente ser aproveitados para a equipa principal. Ah, e que já agora consigam ganhar este campeonato de juniores.

1 comentário:

BP disse...

É uma questão de coerencia, SLB. Já os seniores vieram pra Luz com aquela atitude miseravel... eles so imitaram... :)