origem

segunda-feira, abril 30, 2007

Um

Com o empate de hoje frente aos lagartos (1-1) não só não aproveitámos a derrota do clube regional no Bessa para ficar a dois pontos do 1º lugar, como deixámos de estar dependentes de nós para atingir o 2º. Estamos a um muito pequeno passo de ter uma época decepcionante, mas o Sr. Fernando Santos diz que está a fazer um “trabalho de continuidade”. Nem quero pensar se vamos “continuar” assim...

Tivemos um contratempo de última hora, com o Simão a não recuperar totalmente e a ficar de fora (ATÉ QUE ENFIM que não jogamos com elementos a meio-gás que depois se lesionam durante meses, já não era sem tempo!), pelo que a equipa foi a mesma que alinhou frente ao Marítimo. E não poderíamos ter começado pior o jogo, com o Liedson a marcar de cabeça logo aos 2’. Cheguei a temer a reedição do que se passou no WC, mas desta vez ao contrário, até porque os lagartos se apresentavam com mais força do que nós, ganhando a maioria das bolas divididas. Aos 7’ o Sr. Pedro Henriques teve uma falha grave na sua actuação: o Miccoli ficaria isolado se o Caneira não o tem puxado, pelo que deveria ter exibido o vermelho em vez do amarelo. Os lagartos apresentavam-se mais rápidos e criaram mais dois lances de perigo até ao primeiro quarto-de-hora, mas a partir daqui nós equilibrámos o jogo. O Petit já tinha feito um remate para defesa do Ricardo, mas foi na sequência da nossa primeira grande oportunidade que empatámos: o Katsouranis remata contra o corpo do Ricardo, a bola é mal aliviada e sobra para o Miccoli, que remata de raiva e faz o 1-1. Até final da 1ª parte e apesar de ser um jogo disputado com alguma velocidade, não houve mais oportunidades de golo.

Na 2ª parte os lagartos voltaram a entrar melhor, mas a maior situação de golo foi nossa, com um bom cabeceamento do Miccoli aos 55’, na sequência do único(!) centro que o Nélson acertou, para a defesa da noite do Ricardo. Durante grande parte deste período fomos nós a controlar a partida, mas as oportunidades escasseavam, sentindo-se imenso a falta do Simão. O Miccoli era o único a rematar à baliza, mas nem sempre com direcção. A cerca de 20’ entrou o Manú (FINALMENTE não foi o Derlei o primeiro a entrar!) para o lugar do Nuno Gomes (que continua com os níveis de confiança perto do zero) e aí pensei que poderíamos criar mais perigo através da sua velocidade, mas os lagartos mostraram porque são a melhor defesa do campeonato. Aos 80’ tentámos o milagre com o Mantorras, saindo o Petit (que estava com problemas físicos), mas desta vez não resultou. Pelo que aconteceu em campo, acho que o resultado foi justo.

O melhor do Benfica foi de longe o Petit. Mesmo não tendo jogado os 90’, fez uma exibição fenomenal, especialmente a cortar jogo aos lagartos. Foi bastante merecida a standing ovation que teve quando saiu. O Miccoli também esteve em bom nível, não só pelo golo que marcou, mas porque foi praticamente o único a criar perigo. Os dois gregos não estiveram mal, com o Karagounis a demonstrar mais uma vez que será uma grande perda para nós se sair para o ano. O Rui Costa não esteve tão bem como no jogo passado (falhou pelo menos dois passes que dariam contra-ataques perigosos), mas é daqueles que nunca está a mais no campo. A defesa esteve regular, apesar de alguns sustos iniciais, estando o Anderson melhor que o David Luiz (alguma vez teria de ser a primeira!), que fez alguns cortes comprometedores. Os laterais não estão em grande forma, com o Nélson a necessitar URGENTEMENTE de praticar centros. O Nuno Gomes precisa de fazer uma reciclagem, porque deve estar na pior forma da sua carreira. Jogou 70’ sem fazer nenhum remate à baliza e teve oportunidade para isso, mas preferiu sempre passar para um colega. O Manú não entrou mal, mas é inadmissível ter falhado o controlo com o peito no último minuto num lance que poderia ter dado perigo para a baliza dos lagartos.

É certo que jogámos sem dois jogadores essenciais (Luisão e Simão), mas dos oito jogos importantes e decisivos que tivemos esta época - Manchester, clube regional, lagartos e Espanyol (já nem considero as partidas frente ao Braga e em Paris) -, ganhámos UM! O que vale é que o Sr. Fernando Santos já veio dizer que desde que fomos campeões com o Toni não tínhamos tantos pontos no campeonato. Falhámos TODOS os objectivos da época (com excepção da qualificação para a Champions onde éramos cabeças-de-série), mas como temos a maior pontuação da última década, já não somos derrotados há 17 jogos e não temos perdido tantos pontos como antigamente com as equipas mais fracas do campeonato, o Sr. Fernando Santos acha que tem condições para continuar. Passe a comparação, isto faz-me lembrar um desfile de moda onde a modelo se espalhe ao comprido na passerelle, mas acha que esteve muito bem porque o vestido era bonito. Sem comentários...


P.S. – Curiosamente tanto o Manchester Utd como o Chelsea, apesar de estarem separados por três pontos e a quatro jogos do fim, fizeram descansar alguns titulares nos jogos do campeonato deste fim-de-semana. Correu melhor para o Manchester que, com o empate do Chelsea, provavelmente irá ser campeão, mas ambos os treinadores acharam que com dois jogos europeus numa semana, há que dar descanso a alguns dos jogadores mais utilizados. Tal e qual como nós fizemos...

9 comentários:

Anónimo disse...

Depois de hoje (ontem) desligo-me (quase) completamente do Benfica. Isto é, enquanto o santolas là estiver, caguei e andei. Estou demasiado revoltado com isto tudo. Sempre disse a mim e todos que quando vi o santolas em pessoa na apresentação do Rui Costa, tive um pressentimento de que a época não ia correr nada bem e ainda dei o beneficío de dúvida. Enganei-me? I don't think so. Até o Trappatoni com uma equipa mais fraquinha conseguiu ser campeão! EU quase que cheguei andar à porrada com um "andrade" que estava no café só para moer a cabeça a todos, ainda por cima tem uma voz estúpidamente irritante. Eu sendo uma pessoa bem nervosa, quando ele começou a pressionar, irritar, mandar bocas ao Benfica e até aos lagartos, passei-me quase que passei à parte fisíca de lhe enfiar um naquela boca ou meter-lhe a cabeça na arca de gelados a ver se arrefecia.

Resumindo: a partir de agora, se apoiar alguém no Benfica, só se for alguns jogadores tipo Petit, Manu, Simão, Mantorras, Katsouranis, Karagounis, Miccoli, Quim, David Luiz, Léo, Luisão, Rui Costa, entre outros. Simplesmente já não quero saber nada de nada. Eu hoje (ontem) voltei a ter o mesmo pressentimento de que algo poderia correr mal e o santolas nem soube aproveitar a derrota (e bem boa) dos "andrades" com o Boavista. Foi-se a taça, champions, uefa e campeonato. Dass... tou FARTO DE SI (e muitos outros!!!) Sr Fernando Santos! VÁ-SE EMBORA PORRA!!! DESAPAREÇA!!!

GR1904 disse...

Ja aconteceu contra o Espanyol e contra o fêcêpê. Mais uma vez acontece ser o Benfica a estar em desvantagem no marcador ou a precisar de marcar para passar a eliminatoria e o treinador não mexe na equipa. Sao spr os adversarios os primeiros a faze-lo e o Santos actua em funçao disso. Que passividade tremenda, que falta de leitura de jogo, que falta de estrategia. Nao fosse as dificuldades fisicas do Petit e o Mantorras não teria provavelmente entrado. E o Katsouranis que há 1 mes a esta parte não tem pernas para mais e mesmo assim continua por la com grave posicionamento tactico? É q mta gente critica o Nelson mas a verdade é q o Katsouranis nao o ajuda nada na hora de defender o corredor direito, ao contrario do Karagounis que ajuda e bem o Léo. É mais uma das merdas que o Santos não vê. O Nuno Gomes é um caso paradigmatico do aproveitamento deste treinador, ja q foi importante com Trapa e com Koeman, principalmente. Alias, ha varios casos de jogadores importantes em epocas anteriores que agora estao mt mal, como o Andersson e o Nelson. De positivo, e acho que é preciso dize-lo, a vontade dos jogadores em lutar até ao fim e a garra que demonstraram.

Nos jogos decisivos, este Benfica de Santos não conseguiu dar a estocada final. Falhou em todos. E o discurso dele que tem feito mais pontos e marcado mais golos e sofrido menos (estatisticas q não sao bem assim como ele diz), é relativo. Senao o Trapa nao teria sido campeao com o menor numero de pontos de sempre. E acho que isto é elucidativo de tao fracos argumentos q o Santos usou para justificar o trabalho dele.

Jota disse...

A época decepcionante já está assegurada, porque não vamos ganhar nada, estamos a ver o acesso directo à CL por um canudo (não dependemos de nós para lá chegar), e falhámos na CL, quando tínhamos um grupo acessível. Isto no aspecto competitivo.
Financeiramente falando, ficámos bastante aquém do encaixe da época passada, provavelmente o único ponto a favor de Koeman.
No campo do futebol jogado, não funcionamos como um conjunto; jogamos de acordo com a inspiração de um Simão, Rui Costa ou Karagounis, e da capacidade de Miccoli. Dependemos de um indíviduo, e não da capacidade colectiva da equipa para virar ou resolver um jogo.

Portanto, e sendo objectivos, o que é que Fernando Santos deu ao nosso clube? Exceptuando a indicação de Katsouranis, não trouxe nada de bom.

Portanto, tudo o que se pode desejar é que venha, rapidamente, a próxima época.
De preferência com outra pessoa como treinador.

Anónimo disse...

quem é do benfica, nao escreve o que o et escreveu

quanto ao fernando santos, é o costume dos adeptos - o treinador é culpado de tudo e mais alguma coisa. é preciso é castigar alguém. e se se castigassem a voces proprios quando andaram a assobiar o treinador, o nelson, etc?

tinhamos o melhor plantel? nem por sombras.

a equipa foi melhor que o ano passado? sem duvida. melhor que ha dois anos? sem duvida tambem.

e acham que vai aparecer um treinador tipo dom sebastiao que ganhamos o campeonato com 22 pontos de avanço e a champions por 4-0 ao chelsea.

repito. essa mentalidade pos o sporting 18 anos a chuchar.

com um plantel limitadissimo, fernando santos fez um optimo trabalho. mas ja sei que voces sao todos mourinhos. santos nao pediu a saida de ricardo rocha, nem a suspensao do nuno assis.

se sai o santos e entra um nao sei quantas, daqui a um ano estao a insultar o nao sei quantas por da ca aquela palha.

é sempre o mesmo.

Anónimo disse...

Monday, April 30, 2007
E A DESGRAÇA CONTINUA...
Depois de mais um empate em casa, pouco há a dizer sobre este Benfica e sobre esta anedota de treinador. "Nandinho" já me esgotou a paciência há muito e claro que o resultado serve mais ao Sporting que ao Benfica.
Deste Benfica existe já uma certeza: 3º lugar garantido! Quanto ao jogo propriamente dito, mais uma exibição absolutamente aterradora de "Nulo" Gomes e Nélson, outra vez a primeira parte de avanço e jogadores completamente de rastos. Eis o legado de Fernando Santos no seu melhor: equipa sem garra, descrente e completamente nas lonas.
Para já importa começar a pensar na próxima época... Devia ser sem Fernando Santos, mas enfim.... Para o ano estaremos a carpir mágoas logo em Agosto. Para a constituição do plantel da próxima época importa ter em atenção o ataque já que Miccolli vai embora, Derlei também, Mantorras é aquilo que se sabe e "Nulo"Gomes é uma autêntica "vaca sagrada" a ganhar 200.000 € / mês. Será necessário dois bons defesas - centrais, um defesa direito, dois trincos e um 10, para além de três avançados.


Maluco do Futebol

Pedro disse...

S.L.B. e pior q isso. Quer o MU quer o Chelsea fizeram descansar os abonos de familia, Cristiano Ronaldo e Drogba. E não é só de agora...o CR fez muitos jogos a começar no banco...se calhar a isso se deve a extraordinária forma com q ele se prepara para acabar a época.

Mas o q é isso...o Fergunson é um totó qd comparado com o engenheiro...

O Manu ter falhado o controle da bola não é inadmissivel...o q é inadmissivel é pagares 40 mil cts por mês a um avançado q não ganha UMA UNICA BOLA a um defesa!!!!!!!

S.L.B. disse...

Anónimo (30-4 / 13h45): eu não subscrevo na totalidade o que o E.T. disse, porque JAMAIS seria capaz de me desligar (nem que fosse um bocadinho) do Benfica. Não se trata aqui de castigar alguém, trata-se apenas de as pessoas assumirem as suas responsabilidades. Eu não enfio a "carapuça" dos assobios, porque nunca o fiz, mas gostava que o Sr. Fernando Santos assumisse a sua grande culpa na má época que fizemos. Nomeadamente na péssima gestão do plantel que fez. Depois do Luisão, agora é o Simão e o Nuno Gomes a não jogarem mais esta época. E isto porque ele os utilizou (e aos outros titulares) até ao limite. Acabamos a época de rastos e isso quer dizer alguma coisa. Na fase decisiva, não tivemos pernas para mais.

Não quero que venha "um não-sei-quantas". Quero que venha alguém que tenha provas dadas e que seja melhor gestor de homens. Como o Camacho ou o Eriksson. Ou duvidas que com um destes dois, teríamos ganho qualquer coisa este ano?

Pedro: o Nuno Gomes estava em péssima forma, mas as notícias que saíram hoje justificam-na. É impossível jogar bem quando se está lesionado.

Artur Hermenegildo disse...

Não sei se já repararam, mas o Mourinho veio dizer agora da época decepcionante do Chelsea o mesmo que o FS diz da época decepcionante do Benfica. E não há comparação possível entre os meios à disposição de um e de outro.

S.L.B. disse...

Pois, Artur, só que o Mourinho ganhou a Taça da Liga e está na final da Taça de Inglaterra. Para além disso, chegou às meias-finais da Champions e só deixou a luta do campeonato a três jornadas do fim. Podes sempre dizer que, para o plantel que têm, se ganharem "só" duas taças (e, comparativamente, as menos importantes) pode saber a pouco, mas até muito perto de final da época poderiam ter ganho tudo.

Além de que não me parece que o Mourinho pudesse ter feito mais do que fez em termos de utilização do plantel, enquanto o nosso caso é bastante diferente. Atenção que eu não acho que as culpas sejam todas do Fernando Santos, mas não tenho dúvidas que, com o Camacho por exemplo, teríamos feito uma época MUITO melhor, ou seja, ganharíamos algo.