origem

terça-feira, abril 24, 2007

Relembrar XII – 5-0

Em semana de derby, e seguindo uma sugestão do Bakero, nada melhor do que recordar uma goleada aos lagartos para nos levantar o moral. Foi a maior vitória sobre eles que eu me lembro e aconteceu nos quartos-de-final da Taça de Portugal na época de 85/86. Nesse ano já tínhamos eliminado o clube regional (2-1 também em casa) e ganhámos ao Belenenses na final por 2-0. Este jogo com os lagartos aconteceu a meio da semana e à tarde, razão pela qual não pude vê-lo ao vivo. Éramos treinados pelo Mortimore e tínhamos jogadores como o Manniche, Carlos Manuel, Diamantino, Rui Águas (primeira época no plantel sénior do Benfica), Shéu, para além do saudoso Bento e do Néné, na sua última temporada como jogador. Infelizmente só não ganhámos o campeonato, porque estes mesmos lagartos vieram ganhar à Luz na penúltima jornada, oferecendo a liderança ao clube regional. Foi a primeira vez que me lembro de ter chorado pelo Benfica. Nessa tarde saí do estádio aos prantos.

Voltando a este jogo da Taça, gostaria de chamar a atenção para três pormenores: 1) no 1º golo o Rui Águas chega de cabeça onde o Damas não chega com as mãos! 2) Os comentários são desse grande lagarto chamado Miguel Prates, que tem dúvidas(!!) sobre a pantufada que o Nunes sofre na área e que dá o penalty do 4-0. Nada como ter uma visão às riscas! 3) Mais delicioso ainda é a circunstância de os jogadores verdes terem protestado maciçamente o golo que nos deu o... 5-0(!) aos...90’! Ainda por cima um golo legal, já que o Wando não estava mesmo fora-de-jogo. São lagartos e basta!


9 comentários:

Anónimo disse...

Lindo, este foi o primeiro jogo que vi na luz! Faltei ás aulas da tarde e tudo! Para além disso foi neste dia que percebi que a chuva não é nada quando comparada com uma vitoria do SLB, já que no final deste jogo a chuva foi torrencial!
Brigadão SLB por mais este momento!
fico contente por ver esta rubrica reaberta ;)

S.L.B. disse...

A rubrica nunca esteve fechada, caro Bogalho, só a minha falta de disponibilidade para fazer a montagem destas imagens é que a faz não ter a regularidade devida. Vou tentar corrigir isso nos próximos tempos (não, ainda não me esqueci do "relembrar" do grande Chalana, que está prometido desde o final do ano passado! :-)

Anónimo disse...

Benfiquistas: não esqueçam a vossa obrigação de diariamente chatear os cornos aos fcp,s tratando-os por "andrades". O porco da costa teima e faz um esforço do caraças para impor o nome de "dragões", mas este tem legitimo dono ha muitos anos: os dragões sandinenses no concelho de Gaia.
Na cidade do Porto, desde mais ou menos 1940/ 1945 os adeptos do fcp são conhecidos por "andrades" precisamente devido à pulhice que cometeram perante um Club da cidade, o Progresso. que ainda existe na zona do Amial

Bakero disse...

Epá, fantástico teres te lembrado da minha sugestão :-)!

Este jogo também foi o 1º que assisti na Luz, mas não me lembro nada pois era um puto...

Realmente, chega a ser cómico (de levar às lagrimas mesmo!) ver os lagartos a protestarem tão veementemente pelo 0-5! Loool

Obrigado por colocares este video!

Ps: Já viste o comentário lagarto no youtube? Tão previsíveizinhos...mas também se não responderem com aquilo, respondem com o quê? :-)

bem litrado disse...

É sempre bom recordar estes feitos. Confesso que não me lembrava deste jogo mas passa a figurar nas minhas boas memórias a partir de hoje.
Sobre o próximo jogo com o Sporting, um golo bastaria mas quantos mais melhor...:)
Nunca tive tanta certeza que o Benfica não irá perder este jogo. Poderá empatar mas perder, não...

S.L.B. disse...

Bakero: como digo no post acima, clubes pequenos festejam resultados, clubes grandes festejam troféus. Como diria o outro, é uma situação "perfeitamente normal".

Pedro Neto disse...

Uma mão cheia, era bonito que fosse assim na próxima jornada.
Excelente video, S.L.B.

Anónimo disse...

O comentário do youtube não é de nenhum lagarto, é de um andrade chato como a putassa e burro como um calhau que também entra no fórum Relvado com o nick baia99.

tma disse...

Estes posts são ouro, caro S.L.B.!
Há dias que ando para visualizar estes vídeos, mas como no trabalho tenho o youtube cortado e em casa não tenho tido oportunidade...

O golo do Rui Águas é um daqueles que perduram na minha memória: ganhar uma bola de cabeça por antecipação ao Grande Damas (o Damas é daqueles cuja grandeza estará sempre muito para além das questões clubísticas e não escondo a admiração que tive por ele) não é para todos.
Não me lembrava (mas estas imagens fizeram-me recordar) da situação do 2º golo, que no fundo, já tinha sido... O remate do Carlos Manuel entra indiscutivelmente, mas o Wando teve de confirmar.
Outra "preciosidade" foi rever a forma muito característica de o Wando festejar os golos (e recordo-me também da forma como o Wando fazia os aquecimentos quando, na condição de suplente, era chamado para substituir outro jogador).
Não tinha era ideia de os 3 últimos golos terem sido nos últimos 10 mins.

Em todo o caso, o importante foi que ganhámos a taça nesse ano, o que serviu de consolo ao campeonato perdido na penúltima jornada, às mãos do adversário deste jogo...