origem

quinta-feira, março 29, 2007

Únicos

Não resisto a transcrever um excerto da crónica da Leonor Pinhão n’A Bola de hoje.

“É por isso que gosto de Rui Costa. Porque me revejo nele, com o devido respeito. Sentado, na bancada da Reboleira, o maestro estava tão transido quanto os outros 6 milhões. «Ele é mesmo um de nós, não é?» - disse-me um muito jovem benfiquista, igualmente transido, quando a meio da segunda parte o empate persistia e o realizador nos mostrava um Rui Costa, imóvel, numa compostura de sofredor tão bem apanhada que nos era possível ler-lhe os pensamentos, sendo que os pensamentos dele eram iguaizinhos aos nossos. Por isso nos vemos e nele nos revemos.”

É por estas e por outras que nós somos invejados pelos outros, nomeadamente pelo parzinho das riscas. Porque eles não têm uma identificação assim com nenhum jogador. Porque não há nenhum jogador que lhes demonstre que é “um deles” desta maneira. Por muitos anos que lá se esteja, ou se é escorraçado no final e se vai acabar a carreira para o estrangeiro, ou se acaba a carreira quase incógnito no próprio clube. Ou então, nunca se volta e se prefere ir para as Arábias.

Qual a razão, caros amigos? Talvez porque na própria cultura desses clubes está o ódio e a inveja ao nosso, que nunca lhes permite desfrutar plenamente de emoções que não atinjam directamente o Benfica. Porque eles falam mais do nosso clube do que do deles. Porque nós não entoamos cânticos ofensivos aos outros quando marcamos golos a clubes terceiros, nem quando um ex-jogador deles falece. Porque nós não preferimos a derrota do nosso clube só para não beneficiar os outros. É essa nossa mística e a nossa força. É isso que nos faz grandes e é por isso que é um privilégio fazer parte deste clube. Se este ideal nos guiar sempre, independentemente dos resultados, continuaremos a ser únicos e o maior clube do mundo.

P.S. - Parabéns, Rui Costa!

9 comentários:

Anónimo disse...

Thursday, March 29, 2007
O JOGO DO TÍTULO?
No próximo domingo, pelas 22h15 m, já saberemos o que esperar do resto do campeonato. Se emoção até final, ou um enorme e longo bocejo...
Desde já afirmo que não partilho da euforia de alguns benfiquistas (a maioria não está nada eufórica, mas a facção dos "anti" até faz crer que os encarnados já se julgam vencedores do campeonato, isto só para acicatar animos), até porque o jogo será tremendamente dificil. E sem Luisão e sem Quim...
Mas vamos por partes. A defesa deverá ser constituída por Moretto, Nelson, Anderson, Daviz Luiz e Leo. No meio - campo será Petit, Katsouranis, Karagounis e Simão. Na frente, o inenarrável Nuno Gomes e Miccolli (provavelmente).
No entanto, atendendo ao cansaço de alguns jogadores e no sentido de dar velocidade ao meio - campo eu apostaria em Miguelito como médio ala esquerdo. Já no ataque, manteria as coisas como estão, porque "Nulo" Gomes é intocável e lançaria Derlei e/ou Mantorras a cerca de 20 minutos do final!
Quanto ao jogo em si, parece que não tem havido provocações de ambos os lados, o que é de saudar. Quanto à minah equipa, tenho medo poruqe falta o Luisão e pelo.... Moretto. Já o disse várias vezes, Moretto tem tudo para ser um guardião extraordinário, mas terá de ter força mental e, acima de tudo, não inventar, isto é, não se "armar" para a fotografia.
E, provavelmente, teremos de contar com um Simão e com um Katsouranis pouco menos que perfeitos. Uma palavra para Nelson e Anderson (dois dos meus ódios de estimação): não inventem, não fazer passes suicidas e jogar feio quando necessário.
Quanto ao resto, abnegação, dedicação, esforço e concentração. Lembremo-nos da segunda parte do Dragão, já que na 1º parte levámos uma lição de bola. E... boa sorte rapazes!!!!
P.S: F.C Porto, Espanhol (fora) , Beira - Mar (fora) , Espanhol (casa), Braga (casa), Maritimo (fora) e Sporting (casa). É um ciclo verdadeiramente infernal.

Maluco do Futebol

T-Rex disse...

Também li. É tal & qualmente assim! ;)
Parabéns ao Maestro e um abraço para ti, S.L.B.

Vedeta ou Marreta ?

Lampião do Norte disse...

Também li, como sempre aliás, a crónica da nossa Leonor e também eu tinha notado, tal como ela, como o Rui sofria a ver o jogo. O nosso Maestro é, e sempre foi, um dos nossos. Realmente é um orgulho ser benfiquista! Mas, como eu costumo dizer, ser benfiquista não se escolhe, nasce-se!

Um Abraço!

tma disse...

Excelente post, S.L.B. :-)

Anónimo disse...

O Blog SLBenfica está de volta, e em força! Aproveitem todos para votar no nosso Inquérito, e deixem o vosso comentário ;)

Saudações Benfiquistas

Arquivo Vivo disse...

Exaltações para quê?

Nós somos aquilo, o resto é palha
que enfeita o bolo.

Anónimo disse...

E a reacção do filho no fim do jogo??? ESPECTACULAR

Anónimo disse...

Caro amigo

Mais uma vez a "manipulação da Tripa" ataca em Portugal. E desta vez é tão gritante como idiota! Vá lá que pouco ou nada tem a ver com o nosso Benfica. Mas é uma boa forma de ver como as coisas funcionam em Portugal.

A 2 dias do Benfica-Porto, a Porto SAD apresenta os seus resultados semestrais... Mais uma vez prejuizo, coisa que não é de estranhar para os lados da Areosa. Desta vez foram 8 milhões e a coisa promete. Mas o que escrevem os jornais?

- "SAD portista diminui prejuízos", in Record
- "F.C. Porto: SAD reduz prejuízos para 8,3 milhões de euros" in Maisfutebol.iol.pt
- "Prejuízo diminui em 2,8 milhões de euros" in JN
- "Contas semestrais com "Cash Flow" positivo" in ABola
- "Contas semestrais portistas com Cash Flow positivo " in Sportugal.pt
- "FC Porto SAD reduz prejuízos semestrais em 25%" in diariodigital.sapo.pt/

É engraçado... que se olhe de forma positiva ao facto de uma SAD apresentar tanto prejuizo, de neste momento ter Capitais Próprios negativos e de já ser o 4º ou 5º semestre consecutivo a apresentar prejuizos desta escala. Na altura até pensei que os senhores dos jornais percebiam mais de Económia e destas coisas de lucros e prejuízo do que eu, apesar de eu não ser iletrado na matéria (nem pouco mais ou menos). E não foi preciso esperar muito para perceber que afinal elas não são assim tão espertos. São é manipuladores e subjugados ao poder dos senhores da Areosa!

É que passado uma hora ou duas, a Sporting SAD apresenta os seus resultados semestrais. É verdade que lagarto verde não é coisa de que eu goste muito, mas o certo é que a direcção do Sporting tudo tem feito para equilibrar as contas do clube. E com sucesso. Por isso fiquei chocado quando vi como os resultados da Sporting SAD foram apresentados pelos Jornais... sim, porque quem acha positivo que uma SAD tenha 8,3 milhões de euros de Prejuizo, nunca pode escrever isto quando há lucro:

- "Lucro da Sporting SAD cai 64 por cento"
- "Sporting: lucros da SAD descem 64 por cento" in maisfutebol.iol.pt
- "Lucros do Sporting descem 64% para 287 mil euros" in agenciafinanceira.iol.pt
- "Lucros da Sporting, SAD em queda" in Sportugal.pt

Não sei o que o meu amigo acha, mas para mim é um claro sinal de como se manipulam as notícias em Portugal e como os senhores da torre da Areosa ainda são os "master of puppets" do jornalismo desportivo (e não só) em Portugal.

Um abraço e que amanhã seja um grande jogo!

Anónimo disse...

AS CONTAS DOS ANDRADES NAO ESTAO CERTAS, HA UMA GRANDE GRALHA??? POIS FALTA O PAGAMENTO DAS FRUTAS ,MEIAS DE LEITE E OS CAFES NA CASA DO MAQUINISTA CHEFE QUE TRAZIA AS PUTAS DO PORTO para dar de premios aos arbitros e sua COMANDITA!!! PORTANTO TEM QUE SER INVESTIGADAS AS CONTAS DA SAD DOS CORRUPTOS DO NORTE,