origem

quinta-feira, março 29, 2007

2 x Selecção

A selecção conseguiu dois resultados positivos na dupla jornada de qualificação para o Euro 2008: ganhámos à Bélgica por 4-0 e empatámos na Sérvia por 1-1.

O jogo do passado sábado frente aos belgas valeu pela 2ª parte, altura em que fizemos os quatro golos, com o nosso Nuno Gomes a abrir o marcador. Na excelente companhia do Pedro F. Ferreira e do D’Arcy, fui ver o jogo ao vivo e o meu registo no WC continua 100% vitorioso: três jogos, três vitórias. Como comentei com eles, foi bom ver um jogo sem grande stress, para variar um bocado. A Bélgica tem uma equipa bastante fraca, mas a nossa 1ª parte deixou muito a desejar. Na 2ª lá aumentámos o ritmo e a goleada surgiu sem surpresa. Destaque para o golo do Quaresma que, tirando isso e o centro para o tento do Cristiano Ronaldo, não acho que tenha feito uma exibição por aí além, ao contrário do que a crítica se fartou de gritar. Tem a mania extremamente irritante (bem secundado pelo C. Ronaldo, embora este com mais objectividade) de não conseguir tocar na bola sem fazer um malabarismo qualquer. Na 2ª parte, quando estes dois deixaram as palhaçadas de lado e começaram a jogar mais para a equipa, as coisas melhoraram. Para além dos golos, tive ocasião para a standing ovation ao Petit aquando da sua substituição. Quanto às saídas do Quaresma e C. Ronaldo, aplaudi, mas... sentado. Há que estabelecer as diferenças!

Quanto ao jogo frente aos sérvios, poderíamos perfeitamente tê-lo ganho. Os dois golos surgiram na 1ª parte, sendo o do Tiago um golão, mas na 2ª tivemos inúmeras oportunidades para nos recolocarmos em vantagem. Infelizmente o guarda-redes adversário fez umas quantas boas defesas. O Scolari colocou o Simão (que não tinha jogado frente aos belgas por castigo) no lugar do Quaresma, contra a opinião de toda a nossa imprensa que achava que deveríamos prescindir do ponta-de-lança só por se chama Nuno Gomes. O Quaresma lá entrou nos últimos 10 minutos, depois de os comentadores da TV reclamarem por ele durante quase toda a 2ª parte. Mas deu bem para ver que a diferença entre o Simão e ele é a mesma entre um futebolista e um artista de circo. Os nossos (Petit, Simão e Nuno Gomes) estiveram bastante bem, especialmente os dois primeiros, que estão de facto numa super-forma. O Nuno Gomes esteve muito esforçado, como de costume, e foi dele o amortecimento para o chapéu do Tiago. Pelo que já vi de todas as selecções, temos obrigação de nos qualificarmos para o Europeu, até porque vamos receber a maioria dos adversários directos em casa.

Falando de coisas bastante mais importantes, aparentemente não temos jogadores lesionados, o que era o melhor que poderíamos desejar nestes encontros da selecção. Vamos a ver se todos recuperam fisicamente para o jogo de domingo. Estou especialmente apreensivo em relação aos gregos que jogaram ambos os 90’ dos dois jogos da sua selecção. E sabe-se como o Katsouranis não está nada bem em termos físicos. O Luisão não vai recuperar para o jogo e há dúvidas sobre o Quim. Por muito que o Moretto não me dê confiança (e não me dá nenhuma!), espero bem que ele só jogue se estiver a 100%. Haja esperança que tenhamos finalmente aprendido a lição. Aliás, se o Luisão não tem jogado em Paris, de certeza que agora estaria bom. A única boa notícia é que o maestro está apto, mas espero que comece o jogo no banco. Gosto imenso dele, mas não joga há mês e meio e o Karagounis tem sido muito importante.

3 comentários:

Anónimo disse...

A mim só me preocupa o facto de o Simãozinho e o Petit terem jogado 90 minutos, o Nuno Gomes 80, e o Quaresma só 10 (já nem falo de um tal Meireles, que também só entrou na segunda parte).

Se o Scolari quis jogar para o empate (e foi claramente o que ele quis), ao menos tinha poupado os nossos meninos!!
Gosto muito da selecção, e quero sempre que ganhe... mas acima de tudo está o Glorioso, portanto se não era para dar tudo por tudo para ganhar, mais valia ter deixado descansar quem precisa.

Anónimo disse...

Para alem de tudo o mais, da ultima vez que o Rui Costa começou um classico no banco, ganhamos 3-6...

BP disse...

Oh SLB, já reparaste que o D'Arcy está confiante pro jogo de domingo?? Isto não pode ser bom sinal!!!!