origem

sábado, setembro 24, 2005

Nuno Gomes - outra vez!

Quando em Julho passado o Nuno Gomes avisou que esperava marcar mais golos esta época, porque era a primeira vez que estava a fazer a pré-temporada desde que voltou ao Benfica há três anos atrás, muita gente (incluindo eu próprio) continuou céptica. Passadas cinco jornadas e com cinco golos marcados, a resposta está dada. Só faltam dois para ele igualar a marcar do ano passado e de há dois anos, e quatro para igualar a marca de há três anos. Hoje à noite foi novamente decisivo em Penafiel, devendo-lhe o Benfica grande parte da vitória por 3-1. Abriu o marcador aos quatro minutos e fechou-o com um golão apenas três minutos depois do Penafiel ter reduzido para 3-1 e quando se perspectivava uns 10 minutos finais de muito sofrimento. Só foi pena que não tivesse marcado outro golo naquela excelente combinação com o Simão, em que deu um toque a mais na bola depois de passar o guarda-redes e perdeu tempo de remate.

No entanto, nem tudo foram rosas nesta vitória. Estou de acordo com o nosso treinador quando ele lamenta o facto de termos defendido muito atrás durante boa parte do jogo. Com efeito, com 2-0 aos 12 minutos tínhamos tudo para controlar a partida nas calmas, mas um pouco inexplicavelmente perdíamos bolas atrás de bolas para o Penafiel. Tanto assim foi que desde os 12 minutos da segunda parte até por volta dos 15 da 2ª praticamente não criámos perigo (a não ser em dois ou três cantos). O meio-campo não segurava a bola, que era sistematicamente bombeada para a frente para a cabeça (!) do Miccoli. O Petit e o Manuel Fernandes continuam longe da melhor forma (até em termos físicos) e pouco lestos em dar fluidez ao jogo atacante. O Simão subiu de produção em relação aos jogos anteriores (que golão!) e o Geovanni prometia fazer estragos, só que foi vítima de uma agressão (em tudo semelhante à que o Carlitos do Gil Vicente fez ao Ricardo Rocha), punida com o cartão… amarelo! Saiu lesionado ao intervalo e vamos lá a ver se recupera para Manchester (a propósito, com o João Pereira no banco, não percebi porque é que entrou o Beto para extremo-direito; viu-se bem o que melhorámos com a entrada posterior do João Pereira e com a passagem do Beto para o centro do campo). O Miccoli prendeu muito bem os centrais e o Nuno Gomes beneficiou com isso. Na defesa estivemos em geral bem, mas temos um grave problema de altura principalmente por parte dos laterais. O Léo é batido no golo do Penafiel precisamente por ser um jogador tão baixo. Não sei bem como é que isto irá ser resolvido, já que o Léo é importante em termos ofensivos, mas tem este grande handicap quando se trata de defender. Por outro lado, jogando com o Ricardo Rocha é ter menos um elemento a participar nos lances de ataque. De qualquer maneira, em Manchester eu poria o Ricardo Rocha.

A arbitragem do Sr. Benquerença foi muito habilidosa. Para além de ter perdoado (por duas vezes) a expulsão ao jogador que agrediu o Geovanni, e que posteriormente fez uma falta sobre o Nélson mais-que-merecedora de amarelo (que seria o segundo), e de não ter mostrado mais amarelos ao Penafiel (que foi muito caceteiro), na 2ª parte desatou a exibir amarelos aos jogadores do Benfica. Então o que o Simão levou é de morrer a rir! É uma falta a nosso favor, o Simão simula, o jogador do Penafiel na barreira avança cinco metros, o Simão pára e… leva amarelo! Ainda bem que temos um plantel melhor que o ano passado, porque por este andar vamos ter muitos jogadores castigados.

A vitória foi boa, principalmente para dar moral para Manchester, mas não devemos embandeirar em arco. Os benfiquistas têm a tendência de passar do oito para o oitenta (e vice-versa) em muito pouco tempo. Apesar de termos indiscutivelmente melhorado a nossa produção de jogo, convém não esquecer que defrontámos duas equipas que estão com apenas um ponto no campeonato. Quando jogarmos contra adversários mais poderosos as coisas serão mais difíceis. Mas nada melhor do que uma vitória em Manchester para provar que estamos mesmo mais fortes!

2 comentários:

tma disse...

Começando pelo menos importante: o Olegário habilidoso? Há que chamar as coisas pelos nomes - ele é um mau árbitro, ponto final! (olha - afinal é de exclamação...). Nunca percebi qual o critério dele para mostrar cartões. Mas o que é certo é que o Benfica saiu prejudicado.
Quanto ao jogo, ficou a sensação que os jogadores cedo se acomodaram a resultado, a pensar em Manchestar. Mesmo controlando a situação, corriamos o risco de sofrer um golo: aconteceu mesmo, aos 80 mins. De facto, a (falta de) estatura do Léo acabou mesmo por ser o factor determinante.
Depois, a reacção do Benfica fez-me pensar que talvez pudessem ter marcado o 3º mais cedo, se tivessem "apertado" um bocadinho mais o Penafiel.
Quanto à figura do jogo, e visto que foi um jogo fraquinho, acaba por ser novamente o Nuno Gomes. Afinal, foi ele que esteve nos momentos decisivos do jogo.

Qto ao LE para Manchester é mesmo um problema: se o C.Ronaldo encostar à direita, o R.Rocha arrisca-se a ser expulso à 1/2 hora. Por outro lado, o CR é alto e joga bem de cabeça, e pode tirar partido disso se for o Léo a jogar. Ainda assim, prefiro o Léo.

antitripa disse...

E andam os CAMPEÕES NACIONAIS a calar muito papagaio azul e verde.....a máquina só estava a custar arrancar, agora é sempre a andar...para os que viram mal o jogo, mesmo a calhar, há óculos em penafiel, quanto a nós quedámo-nos por mais 3 pontitos, venham os próximos, que faltam 29 jornadas para festejarmos de novo nas ruas vermelhas do porto a revalidação do título!
Aquele abraço assim ....à CAMPEÃO