origem

quarta-feira, agosto 11, 2004

SLB - 1 - Anderlecht - 0

Grande ambiente na Catedral e finalmente ganhámos um jogo oficial com o estádio cheio (com o Sporting, Porto, Inter de Milão e Leiria não o conseguimos, e o jogo com a Académica foi marcado pelo que aconteceu ao Fehér). Vale sempre a pena ver um jogo ao vivo especialmente com a Luz lotada (que é, como se sabe, uma das vistas mais magníficas que se podem ter no mundo moderno), nem que para isso tenha que interromper as férias e vir de propósito do Algarve, mas o Benfica é o Benfica!

O resultado acabou por ser bastante bom para o que produzimos e convém não esquecer que, das oito vezes que nas competições europeias ganhámos o primeiro jogo em casa por 1-0, só numa delas fomos eliminados... Precisamos de marcar pelo menos um golito lá e, se o Nuno Gomes (ou outro qualquer) não fizer uma gracinha semelhante à do Rosenborg no ano passado, estou convencido que passaremos. Espero é que não comecemos a defender o 1-0...

O jogo de hoje confirmou que o Paulo Almeida é um bom jogador (apesar de ser muito parecido com o Petit, o que deveria fazer com que em jogos teoricamente mais fáceis na Luz, só um deles jogasse). O Zahovic pode jogar a passo, mas tudo o que faz é bem feito e está a marcar golos como nunca. O Dos Santos é um bom suplente do Fyssas e ficámos claramente a ganhar em relação ao ano passado com o Cristiano (ok, também não era preciso muito...). O Simão continua a ser o jogador mais desequilibrador do Benfica e foi pena não ter concretizado, pelo menos, uma das duas oportunidades que teve. O Sokota precisa de mais apoio na frente, porque distribui muito jogo de cabeça.

Pela negativa, não percebo a inclusão do Yannick. Gastamos nós 1 milhão de euros num guarda-redes (suplente da selecção vice-campeã da Europa) e o treinador prefere incluir outro, de um clube que desceu e que foi o mais batido da Superliga no ano passado?! "Tem mais "experiência"?! Sinceramente, é difícil de entender e o jogo de hoje provou que cada saída dele dos postes é um calafrio. Enfim, um situação que espero corrigida rapidamente (até porque para mim o guarda-redes titular deveria ser sempre o Moreira). O Argel poderia ter estado melhor na 1ª parte, mas subiu na 2ª. E o João Pereira é indiscutivelmente o jogador do Benfica em pior forma. Se o Nuno Gomes e o Geovanni recuperarem para o jogo da 2ª mão (especialmente o Geovanni, para podermos ter um jogador rapidíssimo para o contra-ataque), as nossas hipóteses aumentam exponencialmente.

Em relação ao Anderlecht, para além do ponta-de-lança Aruna Dindane (o "26"), que é pretendido em Inglaterra, impressionou-me o Wilhelmsson ("17"), que fez a vida negra ao Miguel na 2ª parte. Espero que, tal como Karadas, para o ano esteja no Glorioso, porque nos faz falta um extremo assim.

Sem comentários: