origem

segunda-feira, agosto 25, 2008

Má estreia

Para não variar em relação às épocas anteriores, não conseguimos ganhar no 1º jogo da época ao empatar em Vila do Conde (1-1) e ficar desde já com dois pontos de atraso em relação aos rivais. Perante uma equipa que subiu este ano à I Divisão era expectável e quase obrigatório que conseguíssemos vencer, mas alguma falta de sorte misturada com aselhice assim não o permitiu.

Não considero que tenhamos feito uma má partida, mas sinceramente esperava mais. Entrámos bem, mas a partir dos 15’ começámos a perder gás. O Aimar estava muito distante da bola e o Cardozo nem sequer lhe tocava. Só o Urreta fazia a diferença através da velocidade, mas com o senão habitual (é a juventude...) de resolver mal algumas jogadas. Tivemos azar com a lesão do Carlos Martins feita pelo... Yebda(!), logo a meio da 1ª parte, que condicionou (e bastante) o desenvolvimento do nosso jogo atacante, já que o Fellipe Bastos ainda está um pouco verde para estas andanças. Para além disto, tivemos a habitual bola no poste num cabeceamento do Yebda. Mesmo assim, a 1ª parte ficou distante daquilo que esperava.

As coisas melhoraram um pouco na 2ª, em que entrou o Nuno Gomes para o lugar do Ruben Amorim (eu percebo a colocação dele à direita no sentido de dar equilíbrio à equipa, mas perdemos claramente poder de ataque naquele flanco, já que ele está longe de fazer bem de extremo), mas um falha do Quim ao não sair à bola num canto deu o golo ao adversário. A resposta veio logo no minuto a seguir pela cabeça do golo do Nuno Gomes, mas apesar de alguma pressão da nossa parte nunca mais fomos capazes de voltar a atingir com êxito a baliza.

Um dos grandes problemas da equipa foram exibições pouco conseguidas do Cardozo e Aimar. O paraguaio ainda se pode queixar da falta de jogo na 1ª parte, mas na 2ª teve algumas oportunidades para rematar à baliza, mas estava com a mira desafinada. O argentino andou escondido da partida durante os primeiros 45’, melhorou quando derivou para a esquerda, mas não pode falhar um golo daqueles no último minuto, isolado perante o guarda-redes, depois de uma óptima tabelinha do Nuno Gomes. Gostei do Yebda (exceptuando a maneira como se fez à bola no lance em que acabou por lesionar o Carlos Martins), do Urreta (grande velocidade, nenhum medo de enfrentar o adversário e ainda foi dele o centro do golo) e dos centrais, Luisão e Katsouranis (se bem que haja culpas colectivas no golo sofrido, já que ninguém reagiu à recarga depois da falha do Quim). O Balboa entrou bem na 2ª parte e deu a ideia que poderia ter saído do banco mais cedo.

Para a semana há que ganhar ao clube regional para recuperar estes pontos perdidos. Até porque os lagartos jogam em Braga e não acreditam que ganhem. E sobretudo porque há que construir uma dinâmica de vitória. A época é longa, mas estou cansado de andar sempre a correr atrás dos outros.

P.S. – Há coisas que continuo a não perceber: o Reyes jogou frente ao Feyenoord no dia 9 de Agosto (há, portanto, duas semanas) e só na véspera do jogo é que se lembram que o certificado internacional ainda não tinha chegado?! Quem é que anda a dormir?!

4 comentários:

Rui disse...

Vira o disco e toca o mesmo!

arrebumbas disse...

Peço desculpa pela invasão...

E porque me foi pedido, está desde hoje disponível no Youtube um canal destinado a esclarecer as dúvidas sobre os casos da jornada da nova Época 2008/09 Liga Sagres.
Estarão apenas disponíveis os vídeos dos três grandes e respectivas equipas que contra eles jogarem.
Por um campeonato justo, por um campeonato sem corrupção!
http://www.youtube.com/casos200809

Dylan disse...

Em relação ao certificado internacional do Reyes não chegou a tempo devido à divida fiscal do Atletico de Madrid perante a Federação de Futebol do seu país que impedia qualquer venda.

Anónimo disse...

Concordo com quase tudo, principalmente com o estar farto de correr atrás dos outros... :) Queria só dizer-te que o Aimar tentou passar a bola ao Cardozo... foi pena, nem uma coisa nem outra!! Mas as expectativas são as mesmas... e agora O Daviz Luiz tá a voltar - o Katso pode voltar ao meio campo - vem um defesa direito, um avançado... e o Di Maria e o Reyes, este último já certificado!!... ;)