origem

quinta-feira, agosto 31, 2006

Televisão Vigarista Insuportável

Porque a paciência tem limites, este email foi enviado à TVI.

...................................................................................

Exmos Srs,

Já passaram alguns dias, mas não poderia deixar de os FELICITAR pela vossa emissão de Domingo passado, dia 27, à noite. Estabeleceram certamente um recorde nacional ao começarem os resumos da Liga Portuguesa às 2h20 da manhã! Melhor ainda, nenhuma das programações que consultei (v/ teletexto, v/ site, programação da TV Cabo na Powerbox e revistas da especialidade) estava igual às outras. Cada uma dizia a sua coisa! Só uma delas referia que os resumos iriam dar (a programação da TV Cabo, que os previa para as 0h00, ingénuos…). Nem o vosso teletexto, nem o vosso site mencionavam os resumos!

Como já sei o modo como os senhores funcionam (com o mais completo desrespeito pelo telespectador, que a única coisa que pode ter a certeza é que os senhores emitem diariamente seis (!) horas dessa “pérola” televisiva chamada “Morangos com Açúcar”, em que a música e os efeitos sonoros constantemente presentes tentam abafar o mais possível a paupérrima qualidade do argumento e as deploráveis representações da maioria dos participantes), às 0h00 lá fiz o sacrifício de mudar para o vosso canal à espera dos ditos resumos. Claro que não me espantei quando verifiquei que os senhores iriam começar a dar um filme, “Jade”. Afinal de contas, tirando a dita novela, é normal as pessoas nunca saberem o que está prestes a dar na vossa televisão. Lá fui fazendo outras coisas à espera do fim do filme, mas mudando de canal, porque não quero contribuir para as vossas audiências. E eis que às 2h20 lá aparece o vosso jornalista Sousa Martins com os resumos da jornada, algo que pela sua relevância, quando eram emitidos numa televisão decente, começava por volta das 22h, no máximo 23h. Dei-me ao trabalho de ficar acordado até às 2h20, porque não queria acreditar que os senhores não dessem os resumos do campeonato e estava muito curioso acerca da vossa desfaçatez horária. Mas claro que não os vi porque, como para qualquer português normal, a 2ª feira é dia de trabalho e sempre há uma diferença entre deitar-me às 2h30 ou às 3h30 (ou à hora a que eles acabassem). E felizmente temos o “Jornal de Desporto” na SIC Notícias, religiosamente às 12h30 de 2ª feira, que passa os resumos todos, programa que gravei para os poder ver.

Gostaria de vos fazer uma singela pergunta. Porquê um filme às 0h00 em vez dos resumos? E que tal começar os resumos às 0h00 (o que já é tardíssimo) e dar o filme depois? Se passassem os “Morangos com Açúcar” (mais duas horitas também não fazia mal nenhum…), ainda percebia, agora um filme do William Friedkin que, por muito interessante que seja (e acredito que fosse), não é de todo relevante para a actualidade do dia como o eram os ditos resumos?! De facto, a cabeça de quem faz a vossa programação tem razões que a razão desconhece.

Porque é que não deixam os resumos do campeonato português em paz? Especializem-se no que os senhores são bons, os “Morangos”, os “Big Brothers” e os “Odiosos Noivos”, e deixem os resumos do campeonato português para televisões que respeitem mais o telespectador ao exibi-los a horas decentes. As vossas audiências estão garantidas: quanto pior a qualidade de programa, mais sobem. Podem dar-se por felizes por vivermos num país com um nível de iliteracia tão alto, caso contrário uma televisão como a vossa estava condenada ao fracasso. Mas estando nós num país onde as pessoas param na auto-estrada para ver um acidente no sentido contrário, é-de esperar tudo, até que a vossa televisão esteja em 1º lugar. No entanto como estava a dizer, estando as vossas audiências garantidas com a “qualidade” dos programas que exibem, por favor renunciem aos resumos do campeonato português. Também para emiti-los às 2h20 quer dizer que não esperam grandes audiências e portanto não terão grande prejuízo se outra televisão os emitir.

Muito obrigado pela vossa atenção e continuem assim, porque quando se pensa que não se pode descer mais baixo, os senhores estão sempre a espantar-nos ao demonstrar que não há limites nessa descida.

Com os meus melhores cumprimentos,

S.L.B.

...................................................................................

24 comentários:

Anónimo disse...

Ámen, S.L.B.
A desfaçatez desses (e de outros) patos-bravos não tem limites. São as vantagens ou desvantagens - consoante a perspectiva - do dito pluralismo na comunicação social...

humanista disse...

Podias ter visto os resumos. o programa demorou singelos 20 minutos. o que torna a vergonha ainda maior. os intervalos deles costumam ser superiores aos ditos 20 minutos, portanto facilmente se enquadrava o programa entre as novelas e o filme.... confesso que quando a tvi anunciou a renovação do contrato com a sporttv pensei para mim, mais do mesmo, ou seja porcaria

antitripa disse...

Subscrevo. Vou enviar uma também e acrescentar um pedido para que ponham comentadores e não analfaburros a carpir!

Bakero disse...

A verdade é que eles compram os resumos do campeonato com um único objectivo: que a sic e a rtp não os tenham!
É a táctica à lá Pinto da Costa quando nao quer que determinado jogador venha para Benfica ou Sporting...

tma disse...

Infelizmente, S.L.B., enquanto a TVI for líder de audiÊncias À custa de "Morons com Açúcar" e "Big Bredas", o teu mail não passará de uma causa perdida. A TVI está a borrifar-se para se gostas ou não dos horários. A TVI está a borrifar-se para o respeito por quem quer que seja, como o demonstra o género jornalístico (incluindo o desportivo) preconizado pela TVI. A TVI apenas está interessada em cimentar a sua posição de líder de audiências, não importa como. Os meios justificam os fins...
Mais grave ainda, é que o facto de os "Morons com açúcar" serem líderes de audiÊncia reflecte bem o nível cultural da nossa população, mas isso é outra história...
De resto, acho que o Bakero acertou na 'mouche'...

Anónimo disse...

Oh homem, estás a chover no molhado. A TVI caga nos seus espectadores. Ainda no fim de semana passado anunciavam "A Verdade da Mentira" para Domingo à tarde, passaram o filme Sábado e outro que estava anunciado (teletexto + página da net) para Sábado passaram-no Domingo e ainda passaram filmes que não estavam anunciados em detrimento de outros que estavam.

Aquilo é uma anarquia total. Eu cago neles e a única coisa que via era o MST à terça, até ver que ele é um taliban do Porco da Costa.

Vail disse...

Concordo a 100% com aquilo que o Bakero disse. Nem mais!!

S.L.B. disse...

Confesso que estranhei principalmente pela rapidez, e o mais certo é isto não dar em nada como é óbvio, mas a bem da verdade aqui fica a resposta que a TVI, através de uma assistente das Relações Públicas, me enviou hoje:


Exmo. Senhor

Acusamos a recepção do seu e-mail, que agradecemos.

Aceitamos e registamos a sua crítica. O seu comentário mereceu a nossa melhor atenção e foi reencaminhado para os responsáveis pela Produção Nacional.

Com os melhores cumprimentos



Ninguém quer apostar que, apesar desta resposta, a situação vai manter-se na mesma, pois não?

Anónimo disse...

Isso é um mail de resposta quase automática. Dizem alguma coisa concreta sobre o problema que focaste? Isso é para encher chouriças.

Anónimo disse...

S.L.B. Congratulo-te pelo mail enviado, de facto é uma total falta de respeito pelos telespectadores. Acredito que o mail não caia em saco morto, se todos nós tomarmos a iniciativa de enviar um mail criticando veemente o comportamente da TVI. Penso também, que seria oportuno enviar um outro mail para a Liga de Clubes, dando conta do descontentamento generalizado dos adeptos do futebol pelo tratamento que esta estação de televisão tem dado ao futebol nacional. Para além do programa ter começado ás 02h20, o mais vergonhoso foi ter durado apenas 20 minutos, sem qualquer resumo dos jogos referentes à Liga de Honra. Só entendo que o programa com os resumos da jornada tenha começado tão tarde e com uma duração tão reduzida, pelo facto de o Benfica nao ter jogado, logo diminuindo o interesse e as tão desejadas audiências (estou a ser irónico).

Saudações Benfiquistas,

S.L.B. disse...

Verdi NN: por acaso, ontem à noite lembrei-me disso e enviei um email à Liga sobre este mesmo assunto. Realmente começar às 2h20 e durar 20 minutos é estar a gozar com as pessoas. Para ver (só) os golos basta o telejornal.

D'Arcy disse...

Eu há anos que deixei de ver a TVI. Precisamente por darem um tratamento semelhante ao Seinfeld, que eu gostava de gravar. Anunciavam o programa para a meia-noite, e passava depois das duas. Ainda por cima metiam um intervalo de 15 minutos no meio (isto num programa que dura 22 minutos). Desde que o Seinfeld acabou, as únicas vezes que a minha TV está sintonizada na TVI é quando passam um jogo do Benfica. E mesmo assim, só vejo sem som.

Pedro F. Ferreira disse...

Mais uma vez, subscrevo este post. Abraço.

Anónimo disse...

Deixo aqui uma questão que me passou pela cabeça e que poderá até ser a resposta para o facto de a TVI emitir o programa sobre a jornada a horas tão impróprias...

A TVI comprou os direitos dos resumos dos jogos à Sportv, certo?

Será que a Sportv não obriga contratualmente a TVI a emitir o programa após determinada hora, para que o canal de desporto faça as suas emissões e passe todos os resumos, sem que tenha a concorrência directa da TVI?

Não me parece assim tão descabido, porque por um lado, não têm a concorrência da TVI e por outro, com o descontentamento dos amantes do futebol, que gostam de ver esse tipo de programas até são capazes de conseguir mais umas quantas novas assinaturas.

Pedro disse...

Ao mesmo tempo q se envia esses emails, devia-se enviar com conhecimento para a RTP e a SIC e jornais da concorrência.
Pode ser q alguem pegasse no assunto e fizesse uma "noticia"...

Pedro Neto disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Pedro Neto disse...

Grande e-mail, totalmente de acordo.
A TVI é uma televisão vergonhosa e se não bastavam os laivos de ridículo sensacionalismo que atinge toda a Informação, destacam-se na falta de respeito pelo tele-espectador.

Eu vejo pouca televisão generalista - é mais SIC Noticias e SportTV - mas nunca a TVI. Se todos forem assim, a TVI acaba!

S.L.B. disse...

Verdi NN: isso até pode ser assim, só que:
- A Sport TV não emitiu nenhum programa com os resumos nesse dia. Disseram-me que o mesmo, que se irá chamar "Só Golos", só começará no dia 10 de Setembro;
- No ano passado a TVI começava os resumos à meia-noite (o que já era tarde, mesmo assim).

Logo, não têm mesmo desculpa nenhuma para os passar às 2h20! O que dizes sobre a obrigatoridade da TVI passar os resumos só depois da Sport TV pode ser verdade, mas assim sendo também me poderiam ter respondido isso no email, o que não fizeram até agora.

Anónimo disse...

S.L.B. A ideia que apresentei no comment anterior nao tem nenhuma base de sustentação, tratou-se apenas de uma suposição minha, porque custa-me a acreditar que a TVI despreze desta forma o futebol, até porque, todos nós sabemos e basta para isso observar as audiências, que o futebol é rei de audiências. Um programa com os resumos e debate da jornada terá certamente uma maior audiência que um filme repetido e fora de moda.

Saudações Benfiquistas

S.L.B. disse...

Verdi NN: eu percebi que tinha sido uma suposição tua e até pode estar correcta, mas mesmo assim que assim seja eles não têm razões para passar os resumos tão tarde.

Anónimo disse...

S.L.B. Concordo em absoluto contigo, e por mais suposições que faça, o mais provável é que seja da inteira responsabilidade da TVI a decisão de passarem os resumos dos jogos de madrugada.

Magnolia disse...

E ainda conseguiste oferecer-lhes os teus "melhores" cumprimentos... és um gentlemen...
;)

T-Rex disse...

Onde é que assino?

Sempre em grande, S.L.B.!

Um abraço.

Vedeta ou Marreta ?

Anónimo disse...

Assino Por Baixo!

Escreveste muito bem!

Claro que os imbecis da TVI não vão ligar nenhuma, é pena!

Parabéns de qq modo!